
O Hotel Casa da Ínsua está situado em Penalva do Castelo, a cerca de 25 Km de Viseu, um dos hotéis 5 estrelas mais lindos de Portugal. A atual Casa da Ínsua foi construída no século XVIII por Luís de Albuquerque de Mello Pereira e Cáceres, Governador e Capitão-General de Cuiabá e Mato Grosso, no Brasil. a anterior Casa da Ínsua, foi erguida por João de Albuquerque e Castro, Alcaide-Mor de Sabugal.

No local ainda é possível encontrar no local objetos e utensílios de caça e pesca artesanais dos índios brasileiros, trazidos do Brasil por Luís de Albuquerque de Mello Pereira e Cáceres. Aliás não só a Casa da Ínsua é repleta de história, mas o site oficial do hotel conta com inúmeros guiões (arquivos-textos) acerca das tradições locais e histórias sobre a Casa da Ínsua e seus proprietários; um acervo riquissimo que vale a pena ler.

A Casa da Ínsua é um hotel de charme 5 estrelas com um ambiente ímpar, e configurou-se em Portugal como um local obrigatório para quem aprecia o enoturismo, o que faz com que se torne um local fabuloso para o lazer e também para eventos empresariais ou particulares.

Ao todo são 38 Quartos, incluindo 9 Suites e 5 apartamentos (3 apartamentos T1 e 2 apartamentos T2). Cada quarto possui um nome associado à história da Casa da Ínsua, como por exemplo:
* Suite do Milagre / Varanda do Tempo
Ficou assim conhecido pela família desta casa, quando uma das suas ocupantes se curou de uma doença grave depois de ter passado persistentemente algum tempo neste quarto contemplando a Ermida da Nossa Senhora do Castelo, que fica no cimo do monte do Castelo, em Mangualde e que é possível ver da varanda deste quarto.
* Quarto do Bispo
A Capela da Casa da Ínsua só há poucos anos deixou de ter serviço religioso em permanência. Por isso, desde sempre houve o hábito de ter um padre entre os habitantes desta casa.
Além da sua importância histórica e da sua relevância no património arquitetônico da região, o Hotel Casa da Ínsua é um ponto de partida para roteiros culturais de grande interesse. O Hotel Casa da Ínsua conta ainda com restaurante, bar, salão de eventos, claustro, capela, sala de provas de vinho Casa da Ínsua, queijaria e doçaria, sala de jogos, museu com exposição de objectos da História da Casa, terraço e sala de estar e de leitura.
Para além do vinho, a Casa da Ínsua fabrica artesanalmente diversos produtos inteiramente naturais, tais como azeite, queijo, mel e compotas, a partir de matérias-primas cuidadosamente seleccionadas.
Hotel Casa da Ínsua
3550-126 Penalva do Castelo – Portugal
T. +351 232 642 222
F. +351 232 642 150

Fonte: Imagens e informações adicionais foram colhidas no site oficial do Hotel Casa da Ínsua ©
Poupe em suas viagens com o Booking.com! Veja a diferença por si mesmo.