Marque já a sua próxima viagem através do Booking.

Muitas pessoas têm dúvidas do que é check out. Esse termo significa sair e fechar uma conta que está em aberto. No caso do check out do hotel ele é feito quando o hóspede deixa o quarto e vai fazer o pagamento dos serviços na recepção.

Os hotéis e pousadas costumam dar um horário máximo para os hóspedes realizarem o check out, no caso de atraso é cobrada uma nova diária.

 Em uma parte dos hotéis a diária se encerra ao meio-dia e a nova começa às 14h. Entretanto é preciso confirmar com o estabelecimento qual a duração da diária e a hora que ela termina. Cada hotel pode ter horários diferenciados, logo vale a pena saber o que é o check out e as horas do mesmo.

 Qualquer mudança em relação a entrada ou saída do hóspede do hotel precisa ser avisada com antecedência na recepção, porque caso o hóspede queira mudar a saída do hotel e a recepção não estiver informada pode não ter mais vagas para permanecer no estabelecimento.

Como um hotel deve fazer um check out corretamente

Todo mundo já sabe que o check out é a saída do hotel, na qual o hóspede paga pelos serviços e sai do estabelecimento. Porém, é fundamental que os funcionários de um hotel saibam como tratar os clientes de forma adequada. Para fazer um check out em hotel corretamente siga o passo a passo:

  • Cumprimente o cliente e pergunte se tudo ocorreu bem durante a sua estadia;
  • Confirme a conta de maneira detalhada com o cliente do hotel;
  • Após o cliente fazer o pagamento dos serviços entregue a nota fiscal para ele;
  • Caso o hotel tenha um cartão de Fidelização, ofereça para o cliente e explique as suas vantagens;
  • Caso exista um questionário de satisfação, peça para o cliente preenchê-lo antes de sair;
  • Ofereça ajuda com a bagagem e se despeça do cliente desejando uma boa viagem e desejando que ele volte em breve.

Cuidados básicos antes do check out

Para evitar dores de cabeça e contratempos na hora do check out do hotel é importante ter alguns cuidados que podem facilitar na hora da saída do estabelecimento. Para ter um check out sem preocupação siga os cuidados abaixo.

Fique atento aos horários dos check outs – Já na hora de fazer a reserva no hotel, pousada ou resort, descubra qual o horário limite para fazer as verificações de saída. Assim poderá ver se os seus planos de viagem e compromissos coincidem com o horário.

Alguns estabelecimentos fazem o check out às 10 horas da manhã outros somente ao meio dia. Se deixar passar o horário terá que pagar outra diária mesmo que não fique mais no hotel.

Veja quais atividades e serviços estão inclusos na diária – As atividades e os serviços inclusos no preço da sua diária podem variar muito dependendo do estabelecimento, dia da semana e até época do ano. Pois, no período de férias os serviços costumam ser mais caros.

Para não ter uma surpresa desagradável na hora do check out, quando for fazer a reserva se informe sobre todos os serviços e atividades que estão inclusos na sua diária e os que terá que pagar por fora.

Tenha atenção com os itens do quarto – Itens do quarto como: aparelhos de multimídia, secadores, box no banheiro, quadros, espelhos, dentre outros podem ter um valor alto na fatura na hora de sair do hotel.

Tenha cuidado com o restaurante e com o frigobar – Para que você não seja pego de surpresa , fique atento ao que é consumido no frigobar e aos pedidos que você e sua família ou amigos fazem ao restaurante do hotel. Em geral, esses itens são bem mais caros do que em outros locais. Os gastos extras deverão ser quitados no check out do hotel.

Siga as regras do hotel – Lembre-se de que o hotel tem regras para que os hóspedes convivam de forma cordial e que tenham uma estadia boa. Algumas regras desses estabelecimentos se referem aos horários em espaços comuns e a barulho.

Direito do hóspede no hotel

O hotel é um prestador de serviços. Porém, para oferecer uma estadia satisfatória, o hotel disponibiliza diversos serviços e produtos. Problemas como lugares barulhentos, reservas que não foram feitas, cobranças indevidas, desentendimentos, atrasos, desorganização e muito mais, são situações que podem marcar para sempre a vida de um hóspede de forma negativa. Veja alguns pontos de proteção ao hóspede no hotel.

Note que as informações legais foram pesquisadas em fontes disponíveis online, logo não deve abdicar da consulta de um especialista nem levá-las como aconselhamento.

Prejuízos – O artigo 932, inciso IV do Código Civil prevê que o hotel ou outro estabelecimento para estadia deve ser responsabilizado pelos prejuízos causados pelos hóspedes a outros hóspedes ou a terceiros, sendo culpado ou não. Ou seja, problemas no estacionamento, piscina, brigas no pátio e tudo mais são de responsabilidade do hotel.

Furtos – Os hotéis são responsáveis pelos roubos e furtos que acontecerem dentro do estabelecimento, sejam causados por empregados ou por outros hóspedes de acordo com o artigo 649 do Código Civil.

Mesmo que o hóspede seja informado de que o estabelecimento não se responsabiliza por pertences deixados nas instalações ou nos carros, isso não livra o hotel da responsabilidade.

Falta de informações – Todo hotel, pousada, resort e outros estabelecimentos que trabalham hospedando pessoas devem manter a clareza a respeito de todos os serviços e produtos oferecidos e também do que os compõem e os valores. Isso quer dizer que o hotel deve deixar claro os serviços que serão cobrados na hora do check out.

Reserva cancelada – O hóspede tem o direito de se arrepender por uma compra, desde que ela seja feita fora do estabelecimento, ou seja, pela internet ou por telefone. O arrependimento pode acontecer dentro de sete dias para receber o valor pago de volta.

Para proteger o dono do hotel existe o Decreto 7.381/10 no seu artigo. 20 que diz que é permitido que o estabelecimento realize uma cobrança de multa por cancelamento. Porém, isso só vale se o hóspede tiver conhecimento previamente.

Reembolso – Caso o hotel descumpra algo que foi contratado pelo consumidor, o estabelecimento terá que reembolsar o cliente com o valor total que ele gastou.

Em resumo, saber o que é check out do hotel ajuda a ter em conta o que o cliente terá que pagar ao sair do mesmo. Para evitar problemas, a pessoa deve se certificar de todos os serviços que estão dentro do valor da diária e o que vai ser cobrado por fora. Somente assim evitará problemas e terá uma saída do hotel rápida e tranquila.

Portanto se gosta de viajar ou planeja fazer uma viagem, siga as dicas acima e evite prejuízos, afinal a maioria das pessoas se hospeda em hotéis para descansar e relaxar e não para ter mais problemas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here