wikimedia cc 4.0

Há 52 gerações que a mesma família gere o hotel mais antigo do mundo, fundado em 705 no Japão. Falamos do hotel Nishiyama Onsen Keiunkan, e está aberto há já 1.300 anos e parece não pretender parar nunca.

O hotel tem 37 quartos e fica no sopé das Montanhas Akaishi, conhecidas como os Alpes do Sul do Japão, aproximadamente a 140 quilômetros de distância do famoso Monte Fuji. Toda a água quente no hotel, desde que este abriu, vem da mesma fonte local de Hakuho.

Segundo o Interesting Engineering, a proximidade do hotel às fontes termais dá-lhe a possibilidade de oferecer a seus hóspedes banhos termais de origem natural em cada quarto, além de banhos termais públicos. Estas fontes acredita-se terem vários benefícios para a saúde, logo são altamente procuradas por pessoas de todo o mundo.

Até os animais costumam usar fontes termais, sendo fotografias de macacos no parque a usá-las bem famosas. Estas fontes são benéficas porque à medida que a água aquece no subsolo há muitos minerais que se acumulam e dissolvem lá, incluindo cálcio e magnésio.

O hotel Nishiyama Onsen Keiunkan foi construído por Fujiwara Mahito e apesar de ter já 1.316 anos passou por várias remodelações para toda a sua estrutura se manter. Mantem de qualquer modo o estilo arquitetônico tradicional onsen e apresenta elementos de estilos de arte clássicos japoneses.

Destaca-se este estilo pela madeira, um material flexível e durável nas condições duras que as casas no Japão aguentam, que passam por terramotos, tufões, e aguentam muita humidade. Assim todo o hotel é agradável de se ver e um autêntico marco, que até já foi promovido nas redes sociais pela embaixada do Japão no Canadá.

Em 2011 o hotel Nishiyama Onsen Keiunkan foi reconhecido pelo Guinness World Records como o mais antigo do mundo. O segundo mais antigo, curiosamente, está também no Japão, um dos países mais populosos do mundo, e chama-se H?shi Ryokan.

Foto via Wikimedia, via CC 4.0