Kyoto ou Quioto é a cidade das gueixas e dos samurais, uma cidade repleta de história e de templos; tanto é que Kyoto é considerada a capital dos templos. Ela é a melhor cidade turística que você pode visitar no Japão e você vai descobrir porque assim que colocar os pés em Kyoto. Para você ter uma noção, Kyoto tem mais de dois mil templos religiosos, budistas e xintoístas. Então prepare-se que é templo que não acaba mais; cada templo é diferente do outro, o que não vai te fazer ficar com tédio nem por um segundo.
O turismo é a grande base da economia de Quioto. O legado cultural da cidade é constantemente visitado por grupos vindos de escolas de todo o Japão e turistas estrangeiros.
Um dos destaques entre os templos é Kinkaku-ji, conhecido como Pavilhão Dourado, e é fácil você descobrir porque ele tem nome, já que suas paredes externas são folheadas a ouro. O outro destaque é Ryoan-ji com seu belo jardim de pedra que faz qualquer turista se aquietar e passar bons momentos contemplando a paisagem e refletindo sobre os mais diversos temas.
E como Kyoto não é só feito de templos, apesar de serem abundantes, a cidade também é conhecida pelas gueixas. Aliás, você pode vê-las andando por aí, principalmente no bairro de Gion. Esse bairro abriga as mais belas e famosas casas de gueixas de todo o país; o melhor de tudo é que você pode fotografar tudo, as gueixas posam tranquilamente para fotos, então aproveite.
Kyoto é uma cidade quase mágica já que te transporta realmente para a época imperial do Japão; um dos locais onde você pode ver gueixas e templos antigos em perfeita harmonia com a modernidade. Em Kyoto, todas as tradições arquitetônicas permanecem vivas e realmente parece que você está visitando o Japão imperial.
Prepare-se pois Kyoto é uma das poucas cidades japonesas onde você poderá encontrar o alojamento tradicional, os famosos ryokans que oferecem ao turista um rara oportunidade de sentir-se num verdadeiro ambiente familiar nipônico, com tudo a que se tem direito desde os tatames, os banhos tipicos e muito mais.
Se preferir poderá hospedar-se também num templo, são os chamados Shukubos que nada mais é do que casas inseridas dentro dos templos; lá você poderá participar da vida ativa dentro do templo e até executar certas tarefas cotidianas; é imprescendivel o saber o básico da língua japonesa e estar habituado a cultura oriental.
E antes de deixar Kyoto, não se esqueça de ver o magnífico Castelo de Nijo e explorar bem os bairros mais tradicionais para conhecer a cultura do local; ela pode e irá te surpreender realmente. E se no meio do passeio você ficar com fome, vá até Kawaramachi onde há várias e diversas galerias cheias de lojas para você comprar e ótimos restaurantes.
Para programar sua viagem ao Japão sugiro uma visita ao site: – Japão Infotur
Poupe em suas viagens com o Booking.com! Veja a diferença por si mesmo.
Realmente Kyoto é muito bacana.
Eu estive lá em 2001 e digo que, quem for para o Japão, não deve deixar de visitar essa antiga cidade.
Estou à disposição para dar informações.
Abraços à todos