Kremlin Kazan
Marque já a sua próxima viagem através do Booking.

Há certos pontos turísticos da Rússia que tem de ver se planear visitar esse país nas suas próximas férias. Apesar de toda a fama positiva e negativa que já recebeu ao longo dos anos, é um dos países mais belos do nosso planeta, com algum patrimônio cultural e natural estonteante.

A Rússia é o maior país do mundo e não só tem várias opções no que toca a pontos turísticos culturais para ver, como também tem o lago mais antigo à face do planeta e outros tipos de belezas naturais. Uma viagem memorável por lá dá tanto no verão como no inverno.

Catedral De São Basílio, Moscou

Começamos pela capital da Rússia, Moscou, que tem uma das mais belas catedrais em todo o mundo, a Catedral de São Basílio. Esta foi construída entre 1554 e 1561 e fica mesmo no coração da cidade, tendo-se tornado num dos principais pontos turísticos da Rússia em parte por causa da sua significância e uso em imagens da cidade.

O que mais atrai os visitantes ao local é a arquitetura distinta, que se assemelha a uma fogueira em chama e demonstra o espírito do povo da Rússia. Em todo o planeta não verá outra estrutura assim, portanto não pode dispensar esta atração turística.

Praça Vermelha Kremlin, Moscou

Quando ouve falar da Rússia em canais de televisão ou ouve falar em Moscou, ou se referem ao país como o Kremlin. Isto porque é aqui a sede dos principais escritório governamentais deste país, e o edifício em si é de deixar cair o queixo.

O recinto amuralhado do Kremlin abriga catedrais construídas nos séculos XV e XVI e vários museus notáveis. Está claro que não pode assistir a uma reunião do presidente, mas pode ver alguns dos tesouros reais do passado, como algumas joias dadas a Catarina, a Grande.

O Kremlin em si está situado na praça mais famosa da Rússia, a chamada praça vermelha ou a Krasnaya ploshchad, na língua local. Demonstra a beleza e imponência do país inteiro num só local.

Suzdal

Por Hunk07, CC 4.0

Suzdal é a capital de vários principados Russos, sendo este conhecido como o “Anel Dourado” do país, graças às cidades antigas que têm sido preservadas pelos locais. Suzdal preserva grande parte do passado cultural da Rússia e demonstra a sua beleza em arquitetura muito bem.

Várias catedrais com todos em formato de cebola e mosteiros semelhantes podem ser encontrados em Suzdal, uma cidade que remonta a 1024. Toda a cidade, seungo várias opiniões, se assemelha a um ponto turístico enorme.

Monte Elbrus

Fonte: Wikipedia

Todos os pontos turísticos da Rússia referidos acima são locais históricos de patrimônio cultural. Está na altura de falarmos um pouco na beleza natural do país e para tal vamos focar-nos no monte Elbrus, que se situa na Cordilheira do Cáucaso, a sul.

O monte Elbrus tem uma altura de 5642 metros o que faz de si um dos Sete Cumes mais altos de todo o planeta. Atraí sempre alpinistas experientes e novatos que procuram escalar a montanha, formada a partir de um vulcão considerado adormecido e sem erupções registradas.

Ferrovia Transiberiana

Por Sorovas, CC 3.0

A Ferrovia Transiberiana, muitas vezes chamada apenas de Transiberiana, é certamente uma das atrações a não perder na Rússia. É uma parte da maior ferrovia do mundo e liga Mocou a Vladivostok, uma cidade perto da fronteira que o país tem com a Coreia do Norte e com a China.

A sua construção começou em 1891 e ficou apenas completa em 1916. O trem é usado muitas vezes como hotel e tem lugares em primeira, segunda, e terceira classe. Alguns têm seus próprios chuveiros e tudo. Ao todo, a Transiberiana liga centenas de pequenas e largas cidades ao longo da Europa e da Ásia, abrangendo oito fusos horários em mais de 9000 quilômetros.

Palácio de Verão, São Petersburgo

Três residências Reais da Rússia em São Petersburgo são apelidadas de Palácio de Verão, pois eram o local onde o primeiro imperador do país, Pedro, o Grande, passava os meses mais quentes do ano.

Originalmente o palácio estava cercado de água e agora dá aos visitantes um pequeno olhar sobre como era a vida da realiza e dos Czares há 300 anos atrás, fazendo deste um dos principais pontos turísticos da Rússia.

Vale dos gêiseres

Na península de Kamchatka, no extremo oriente da Rússia, encontra um ponto apelidado do vale dos geiseres, sendo este o segundo maior campo de gêiseres em todo o mundo. Este foi apenas descoberto em 1941 por uma cientista local, chamada Tatyana Ustinova.

Deste então tornou-se rapidamente num dos sítios mais chamativos para turistas na Rússia por ter, de fato, gêiseres ativos que podem ser apreciados.

Catedral de Santa Sofia, Novgorod

Fonte: Wikipedia

Deduz-se que a Catedral de Santa Sofia vai ser interessante apenas ao saber que Novgorod é a mais antiga cidade de toda a Rússia. A catedral está situada perto do Kremlin da cidade e tem 38 metros de altura,  e no seu interior é possível verem-se vários artefactos religiosos

Segundo consta a lenda, tem até artefactos que ajudaram salvar Novgorod de um ataque fortíssimo em 1169. Todo o edifício tem uma enorme significância histórica que não se pode ignorar.

Kremlin do Kazan

Fonte: Wikipedia

Tal como a maior parte das principais cidades Russas, o Kazan também tem o seu Kremlin. Este é um ponto arquitetônico complexo de alta significância histórica, que já foi declarado patrimônio da UNESCO. Abriga pontos turísticos como o Palácio do Governador, a Catedral do Kazan, e outros prédios muito importantes.

Kazan é um dos principais pontos turísticos da Rússia também, mas se tiver de escolher entre este o Suzdal vai ter alguma dificuldade.

Lago Baikal

Fonte: Pixabay

Se decidir usar a ferrovia Transiberiana, saiba que uma das paragens é o Lago Baikal, o mais profundo e mais antigo lado em todo o planeta. Este tem cerca de 20% de toda a água potável do mundo, e estima-se que exista há 25 milhões de anos.

O lago é considerado um dos mais limpos do mundo, e está cercado de montanhas. É também conhecido como a pérola da Sibéria.

Parque Nacional Stolby, Krasnoyarsk

Fonte: Pixabay

Caso seja um dos viajantes mais aventurais e queira ver uma das mais lindas paisagens que encontra na Rússia, aconselhamos o Parque Nacional Stolby. Está localizado no meio de uma floresta onde há rios, montanhas, animais, rios, e mirantes.

Existe um passeio de teleférico que pode ser usado para apreciar a paisagem, bem como locais para uma merenda, para caminhar na natureza, e apenas para relaxar e apreciar o que tem em seu redor

Teatro Bolshoi, Moscou

Por fim apresentamos o Teatro Bolshoi em Moscou. É a casa de uma das maiores companhias de dança do mundo, a Academia de Ballet Bolshoi, e recebe vários festivais, espetáculos, e muito mais. É o ponto turístico da Rússia a visitar se quiser ver entretenimento local.

Vale sempre a pena comprar antecipadamente para poder assistir ao espetáculo que vem a seguir, ou pode apenas fazer um tour guiado do local.

Outros Pontos Turísticos da Rússia

Como o país é enorme – o maior do mundo – é difícil falar em todos os pontos turísticos da Rússia pois existem demasiados apenas. Falámos em detalhe sobre alguns dos principais, mas há muitos outros a apresentar para quem quiser saber deles.

Entre estes, existem pontes levadiças, mais museus, catedrais, e até algo que a maior parte dos locais usa ao longo da sua vida diária. Aqui vão alguns:

  • Metro de Moscou
  • Catedral de Assunção, Smolensk
  • Museu da Vodka, Moscou
  • Jardim Botânico Aptekarskiy Ogorod, Moscou
  • Igreja do Salvador do Sangue Derramado, São Petersburgo
  • Museu Faberge, São Petersburgo
  • Museu Estatal Russo, São Petersburgo

Para chegar exatamente onde precisa, recomendamos alojamento perto dos principais pontos turísticos da Rússia. Agendar com antecedência por norma dá para ir mais em conta, e tidas a s estações são boas.

Se gostar de neve e do manto branco na paisagem e não se importar com o frio, o inverno é uma chance. Se importar o frio o melhor será mesmo aproveitar o tempo de verão onde na Rússia o tempo não está tão mau.