aldeia na eslovênia
Marque já a sua próxima viagem através do Booking.

As curiosidades da Eslovênia que pouca gente sabe que vamos apresentar servem para mostrar que esse país é uma ótima opção para quem sonha em visitar a Europa. A Eslovênia é um pequeno país localizado no Leste da Europa e é limitado pelos países: Áustria, Hungria, Croácia e Itália e ainda pelo Mar Adriático.

Eslovênia está localizada entre as seguintes regiões da Europa: Alpes, Dinárica, Panónica e Mediterrânica. Em 1991 se tornou um país independente, pois, pertencia à Iugoslávia.

Aqui vão algumas curiosidades da Eslovênia para que conheça melhor esse belo país. Claro que, chamamos de curiosidades que muitos não sabem porque a maior parte das pessoas não sabe onde é sequer esta nação bonita.

Curiosidades da Eslovênia que poucos sabem

1. Idioma e religião

O idioma oficial da Eslovênia é o esloveno. Porém, em algumas regiões com grandes misturas de etnias é possível encontrar pessoas que falam italiano e húngaro. Na escola eles aprendem inglês e outras línguas. Os habitantes da Eslovênia em sua maioria são da religião cristã (91%).

2.  A maior cidade é também a capital

A capital da Eslovênia é Liubliana que também é a maior cidade do país e concentra atualmente quase um sexto da população do país.

3. Pontos turísticos subterrâneos

Skocjan Caves, é um dos maiores cânions subterrâneos do mundo e onde é possível encontrar mais de quatro mil passagens subterrâneas, grandes câmaras e cachoeiras lindíssimas.

Já a caverna de Postojna é a atração mais requisitada do país. Um bicho chamado Proteus anguinus é um grande atrativo do país. Trata-se de uma salamandra cega chamada também de “peixe humano”, por causa da sua pele rosada. Essa salamandra é o maior animal conhecido das grutas subterrâneas no mundo.

4. Os habitantes adoram abelhas

São muito comuns na Eslovênia as colmeias e o mel. Existem no país mais de 90 mil apicultores, que são criadores de abelhas, em uma população de 2 milhões de habitantes. Na Eslovênia existe até uma variedade distinta de abelhas que se chama as abelhas de Caniolan. Elas não têm instinto agressivo e têm ética para trabalhar em equipe.

5. É das nações que mais se preocupam com a ecologia

De acordo com pesquisas a Eslovênia é um dos países mais ecológicos no mundo. O desempenho do país é admirável ficando atrás somente da Finlândia, Islândia, Suécia e Dinamarca.

Leia também: 20 Curiosidades da Moldávia que você precisa saber

6. Estação de esqui europeia mais barata

Um estudo dos Correios sobre os valores pagos para esquiar diz que Kranjska Gora é o resort mais barato do Continente Europeu. A pesquisa comparou os preços dos almoços para uma família de quatro pessoas, aulas de esqui, passes telefônicos e equipamentos por seis dias.

7. Eslovênia possui um lago tido como um dos mais lindos do mundo

O Lago Bled localizado na Eslovênia é maravilhoso e um dos mais lindos do mundo todo. O lago é aquecido por nascentes termais e a cor é um azul-cobalto. A temperatura do lago fica em torno de 26° C.

Esse local é perfeito para um mergulho no outono. O ponto alto do lago, além da sua beleza é uma pequena ilha em forma de lágrima localizada a oeste dele.

8. Tem uma cidade impressionante

A Eslovênia possui uma cidade chamada Maribor. De acordo com visitantes essa cidade é perfeita para esquiar no inverno, tem Carnaval na primavera e no verão, o bairro da Quaresma fica repleto de artistas de rua e músicos. Porém, dizem que no mês de novembro não é indicado visitá-la, pois, ela fica sombria.

9. Neste país foi inventada a roda

Foi encontrada em Liubliana uma roda que de acordo com exames é a mais antiga do mundo. A datação feita por radiocarbono diz que a idade do objeto é de em torno de 5.150 anos.

10. Os nativos são velhos, altos e gostam de beber vinho e fumar

Obviamente não são todos os habitantes da Eslovênia que tem esse perfil. Porém, a Eslovênia é um dos 10 países mais idosos, os moradores têm em média 43,5 anos e um dos mais altos, um homem típico mede cerca de 1.80 cm. Os habitantes eslovenos ficam em sexto lugar no mundo quando o assunto é consumir vinho e fumar.

11. Mais de 50% do país é protegido

Uma porcentagem de 53,6% da Eslovênia é protegida. Essa porcentagem é a maior no mundo, com exceção da Venezuela. Mais da metade da Eslovênia possui florestas, isso quer dizer que é um dos países que mais possuem verde.

12. Perfeito para praticar rafting

Bovec que atravessa o rio So?a é o melhor local no país para praticar rafting. A região é conhecida pelas trilhas a pé e de rafting. Esse país é lindo tanto para fazer trilhas como para praticar rafting.

Leia também: 31 Curiosidades sobre Veneza que tem de saber

13. Os turistas podem dormir em uma prisão

Liubliana possui um hotel que se chama Hostel Celica, o diferencial desse espaço é que ele era uma cadeia que foi transformada em um hotel.

14. Os eslovenos gostam de se vestir para rituais

Para comemorar ou assustar as pessoas, no fim do inverno, os habitantes da Eslovênia usam trajes e máscaras tradicionais em um ritual que se chama Kurentovanje que acontece há mais de meio século.

15. Na Eslovênia a paz reina

De acordo com o Índice de Paz Anual, a Eslovênia está em sétimo lugar entre 163 países no quesito “a maior média do mundo em tranquilidade nacional”. Os eslovenos são pessoas educadas com seus visitantes, tolerantes uns com os outros, liberais, dentre outras qualidades, por isso, a paz reina na nação.

16. Sua moeda é o euro

A Eslovênia é membro de várias organizações internacionais, como a OTAN, Conselho da Europa e a União Europeia. Além de entrar na União Europeia na década de 2000, a Eslovênia substituiu a sua moeda que era o tollar e agora a moeda do país é o euro.

17. Feriado em homenagem a artista

O poeta France Preseren ainda hoje é um dos principais gênios da cultura e das artes da Eslovênia. Ele viveu no século XIX e por sua genialidade ele é homenageado todos os anos em seu país Natal. Por isso, no dia 8 de fevereiro, dia da morte do artista é feriado em todo o país.

18. Os eslovenos falam inglês fluentemente

Grande parte da população eslovena, em torno de 75% sabe falar inglês fluentemente. O país está em sexto lugar no mundo com maior fluência na língua inglesa. O inglês é uma das matérias das escolas eslovenas e outro idioma que também é ensinado é o alemão.

19. Faculdade gratuita

Um dos pontos altos da Eslovênia é que o ensino superior é aberto e gratuito para todos. Enquanto noutros países o ensino superior pode ser motivo para se endividar, na Eslovênia não há motivo para as pessoas estudarem o quanto querem.

20. Homens ajudam nas tarefas domésticas

A Eslovênia é um dos países mais indicados e melhores para as mulheres viverem. São muitos os motivos para essa afirmação, como os homens ajudam nos trabalhos de casa.

Os homens da Eslovênia são os que mais participam dos afazeres domésticos no mundo inteiro segundo alguns estudos. Claro está, qualquer mulher podem ter sorte ou azar no companheiro que escolhe.

21. Pão de mel

Na Eslovênia é possível encontrar o pão de mel preparado com os mais variados ingredientes. Sendo que alguns deles são: semente de coentro, rum, gengibre, nozes e uva passa.

22. É um país alto

A Eslovênia é considerada um país alto. Seu ponto mais alto é o Monte Triglav que tem 2.864 m e a altitude média do país é de 557 m acima da altura do mar.

23. Indústria de produtos químicos

A indústria da Eslovênia é principalmente de produtos químicos, elementos para automóveis, produtos de metal, utensílios e aparelhos elétricos, têxteis e mobiliário.

24. É o país que mais tem ursos no mundo

A Eslovênia é o país que tem mais ursos por quilômetro quadrado no mundo inteiro. Eles habitam uma grande parte da área de bosques virgens na Europa.

25. Gastronomia

A última das 25 curiosidades da Eslovênia que poucas pessoas sabem tem a ver com a gastronomia. Os pratos eslovenos são baseados em sua maioria em carne de peixe e de veado e tem a influência de países localizados nas fronteiras.

Uma das especialidades do país é um bolo chamado Potica, cuja receita é o segredo de família que vai passando pelas gerações.

Portanto, essas são algumas curiosidades da Eslovênia, que é um país europeu recheado de coisas boas para fazer.