Castelo moldavia

As curiosidades da Moldávia que você precisa saber farão com que conheça um pouco desse país que é desconhecido por muitos. A Moldávia tem como capital a cidade de Chisinau e embora pertença ao Continente Europeu, que é um dos mais procurados pelos turistas, o país é somente conhecido por pessoas que gostam muito de viajar.

Moldávia faz parte da Europa Oriental e no ano de 1991 o país declarou independência da União Soviética. No início ele se chamava República Socialista Soviética de Moldávia e hoje é somente Moldávia.

Aqui vão 20 curiosidades da Moldávia que você e todo o mundo precisam saber, pois, esse país é lindo e repleto de coisas boas para fazer.

Moldávia: 20 curiosidades a conhecer

1. Moldávia fala a mesma língua da Romênia

 Esse país é muito ligado à Romênia. O idioma oficial falado no país é o moldavo, que é o mesmo da Romênia, pois, o moldavo e o romeno são o mesmo idioma, apenas com nomes diferentes. A moeda é o leu moldávio.

2. O país é o que mais perde pessoas no ano

Moldávia é o país que mais perde habitantes no mundo. Isso quer dizer que seu crescimento populacional é negativo. São cerca de 106 pessoas a menos por dia. A população do país atualmente é de 3,5 milhões de pessoas. Chisinau, que é capital de Moldávia e a maior cidade do país, conta com 670 milhões de pessoas, mas parece uma cidade pequena do interior brasileiro.

3. Moldávia é um país pobre

Mesmo fazendo parte do Continente Europeu, Moldávia é um país pobre, pois, ele é um dos menos desenvolvidos do continente.

4. População e religião

Moldávia tem uma população formada em sua maioria por romenos, mas é possível encontrar muitos habitantes búlgaros, russos, ucranianos e de outras etnias vivendo no país. 93% da população desse país europeu é da religião cristianismo ortodoxo.

5. Natal mais duradouro

Moldávia tem um Natal que dura 3 dias. O país comemora o Nascimento de Jesus Cristo nos dias 24, 25 e 26 de dezembro. As preparações que já são tradições começam ainda em novembro e as mesas dentro das casas ficam cheias de porcos e bolos e também tem a troca de presentes.

Na Moldávia não tem o Papai Noel, pois, ele foi substituído por Mos Craniun, por que o conto russo Hather Frost foi banido depois da independência do país.

6. Museu Nacional da Moldávia

O Museu Nacional é o principal ponto turístico do país. Os turistas podem encontrar no local, peças encontradas na região a partir de 200 mil anos antes de Cristo até os dias atuais.

7. A regra dos sapatos

Assim como em outros países, quando for entrar na casa de alguém que mora em Moldávia, terá que tirar os sapatos e deixá-los na porta de entrada. Esse hábito tem como objetivo evitar sujeiras nas casas.

8. Atividades econômicas

As principais atividades econômicas do país são a agricultura e a pecuária. A Moldávia é conhecida por suas plantações de uva e seus vinhos de alta qualidade que são exportados para diversos países.

9. Dança e música

Entre as curiosidades da Moldávia estão à dança e a música que têm uma grande influência da Romênia. Uma das músicas tradicionais do país é a miorita que fala de ovelhas e por ser uma das prediletas da população do país, os dois primeiros versos foram impressos nas notas de dinheiro.

10. Um ótimo país para conhecer

A Moldávia é um país barato, pois, para conhecê-lo não precisa gastar muito dinheiro. Além disso, os moldavos são ótimos anfitriões e é fácil encontrar nativos que contem a história do país.

Leia também: 31 Curiosidades sobre Veneza que tem de saber

11. Brasileiros não precisam de visto

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Moldávia e o consulado do Brasil, o turista brasileiro não precisa de visto no caso de for ficar apenas 90 dias no país. Porém, se for passar mais tempo precisará de visto.

12. Tem muita coisa da história que ainda precisa ser descoberto

Ainda é pouco o que se sabe sobre a história de Moldávia, pois, devido a sua antiguidade é possível que ainda tenha muita coisa para descobrir. De acordo com sites diversos, objetos antigos com mais de 1,2 milhão de anos foram encontrados nos sítios arqueológicos do país. Todos os itens foram colocados nos museus do país.

13. É o destino menos visitado da Europa

Como já é possível imaginar, por ser desconhecido e considerado um país pobre, Moldávia é o destino menos visitado na Europa. Porém, o turismo no país está crescendo a cada dia.

14. Dia do vinho

Como Moldávia tem cultivos de uvas e produz e exporta vinhos para outros países, nada mais indicado do que o país ter o dia do vinho. Essa bebida é um dos principais itens que levam a agricultura e a economia do país para frente.

O vinho é a bebida preferida dos habitantes deste país. Moldávia não tem apenas um dia do vinho, mas sim dois. Os dias são 3 e 4 de outubro. Nesses dias os fazendeiros locais abrem seus vinhedos e casas para a visitação do público.

Os vinhos podem ser degustados e qualquer pessoa pode adquiri-los, porque o preço não é alto.

Fonte: Unsplash

15. Composição da Moldávia

O país é composto por 33 distritos, duas regiões autônomas que são: Transnístria e Gaugázia e duas municipalidades. Como o país é pequeno naturalmente tem pouco território para distribuir.

16. Prato típico

Todo país possui no mínimo um prato típico e Moldávia não é diferente. O prato típico do país é um mingau preparado com farinha de milho amarela. Em geral esse prato é acompanhado por pratos de carne guarnecido com isca de peixe, creme de leite ou queijo cottage ou pode ser acompanhado por guisados.

17. Passatempo favorito

Moldávia, assim como os outros países oferece várias diversões para seus habitantes e visitantes, sendo que o passatempo favorito dos habitantes deste país é o karaokê.

18. Moldávia quase tem uma praia

A maioria dos países é conhecida por possuir litoral ou uma encosta, mas tecnicamente, Moldávia não tem litoral. Entretanto, mesmo que não seja considerada praia, o Lago Chisinau deixa os turistas confusos.

O lago não tem acesso para o mar e é visto como um lago artificial. Por causa do deslizamento de areia, o lago se parece muito com uma praia, além de chamar a atenção dos turistas por possuir uma bela vista.

19. É a segunda nação que mais bebe no mundo

De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde, uma das principais curiosidades da Moldávia é que a população do país ingere uma grande quantidade de álcool. Isso faz com que a Moldávia seja o segundo país no mundo onde mais se ingere bebida alcoólica.

Cada habitante bebe quase 17 litros de bebida por ano. Os dados não contam os habitantes com menos de quinze anos.

20. Possui um território separado

Moldávia possui um território separado, se trata da Transnístria, cuja capital é Tiraspol. A região declarou independência do país em 1990.

Portanto, essas são algumas curiosidades da Moldávia que todos nós devemos saber. Então se procura um país europeu para conhecer, viaje para Moldávia.