Portugal é conhecido por ter 300 dias de sol durante o ano. O clima é temperado e as estações são bem definidas. O verão é quente e seco especialmente na cidade mais quente de Portugal, enquanto o inverno é frio e úmido dependendo da região e pode ser bem difícil de passar. A primavera e o outono têm temperaturas mais amenas.

A temperatura mínima em janeiro, que é o mês mais frio, é de 8ºC com máxima de 15ºC. No entanto, durante o verão bem quente, as temperaturas chegam a ser bem altas, talvez até um pouco demais para se passar bem o tempo no dia-a-dia.

Cidade mais quente de Portugal

Lousã foi o local onde se registou a temperatura mais elevada em Portugal, com 46,3 ºC, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Santarém, Amareleja, Mora, Alvega e Reguengos foram os lugares seguintes, com temperaturas entre 46,2 ºC e 45,1 ºC.

O meteorologista do IPMA, Pedro Sousa, informou que mais de 50 estações meteorológicas registaram temperaturas entre 40 ºC e 45 ºC. As regiões mais quentes do país incluem Alcácer do Sal, Setúbal, Alentejo, Évora, Bragança, Lisboa e Santarém.

O mar é menos frio no sul do que no oeste. Em novembro, é a época ideal para assistir às ondas gigantes na praia de Nazaré. É também quando as luzes de Natal são acesas em algumas cidades.

Em contraste a zona mais fria é as Penhas Douradas, com temperatura negativa que chega a 7,1ºC. O inverno começa no fim de dezembro e termina no final de março. O verão, que é considerado por muitos a melhor época para visitar Portugal, acontece de junho a setembro, sendo julho e agosto os meses de alta temporada.

Nessa altura é bem difícil encontrar espaço nas zonas mais procuradas, logo é preciso sempre marcar a sua viagem com antecedência para se certificar de que tudo corre bem. Mesmo que encontre lugar em cima da hora, terá de pagar um extra devido à elevada procura.

Como é a temperatura em Portugal em Novembro?

Em novembro, o verão acaba e as temperaturas começam a cair em Portugal. As temperaturas médias em Porto e Lisboa são de 15°C e 17°C, respetivamente.

As temperaturas máximas são de 18°C e 19°C, e as temperaturas mínimas são de 13°C e 15°C. O clima pode ser adverso durante este mês, mas é possível visitar usando roupas adequadas. Pode chover em ambos os lugares durante este mês. É possível ver neve em algumas partes de Portugal, como nas Penhas Douradas.

É recomendável comprar roupas de frio para os meses de inverno. É possível obter informações sobre o clima em Portugal online através do site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).