O Sabugueiro é, comumente, reconhecido como a aldeia mais alta de Portugal, o que tem feito com que se tornasse um ponto turístico muito atrativo. É uma aldeia muito pequena, com apenas 46,47 km² de área e 478 habitantes, localizada no município de Seia, na sub-região da Serra da Estrela.
Essa é uma aldeia muito antiga e pitoresca, com imensa história para contar. É caracterizada por uma beleza paisagística inconfundível, composta por magníficas quedas de água e uma belíssima vegetação tipicamente serrana, que em conjunto criam um cenário visual de tirar o fôlego.
Não é por acaso que esta localidade é hoje em dia tão requisitada por turistas de todo o mundo. Para além da fama de que goza pelos seus 1120 metros de máxima, esta é, genuinamente, uma das regiões mais belas de Portugal, que não deverá deixar de visitar caso tenha a oportunidade.
Considerado um centro turístico serrano, o Sabugueiro é composto, maioritariamente, por casas rurais graníticas, dotadas de uma arquitetura muito típica da região. Sendo uma localidade muito pequena, não há assim muito para fazer para além de contemplar a riqueza natural que a caracteriza. No entanto, poderá aqui encontrar um museu etnográfico que lhe dará a oportunidade de se familiarizar mais aprofundadamente com toda a história e tradição desta aldeia.
Ainda que o Sabugueiro goze da fama de ser a aldeia mais alta de Portugal, e muito beneficie turisticamente desse título, a realidade é que o mesmo tende a ser muito disputado, uma vez que há, de fato, localidades ainda mais altas em Portugal, se bem que muito menos conhecidas.
Sendim pode ser a aldeia mais alta de Portugal
A verdade é que qual a aldeia mais alta é uma curiosidade sobre Portugal bem contestada. Sendim, localizada no concelho de Montalegre, reclama para si o título pelo qual o Sabugueiro é conhecido, uma vez que se localiza a 1155 metros de altitude. O único problema é que Sendim deixou de ser uma aldeia em 1989, sendo hoje uma vila. Portanto, tecnicamente, não poderá roubar o título ao Sabugueiro.
A diferença é que se vê uma aldeia como uma localidade com poucos habitantes “que geralmente trabalham numa economia de cariz rural.” Uma vila é bem maior e já inclui “comércio e serviços e alguma economia de autossuficiência,” segundo o meio de comunicação do estado português RTP.
Ainda assim, mesmo com Sendim fora de jogo, existem outras localidades que se dizem dignas desse título. Temos, por exemplo, Pitões das Júnias, localizado também em Montalegre, a uma altitude de 1140 metros.
Dito isto, a povoação que se localiza realmente à maior altitude em Portugal é Penhas da Saúde, na Serra da Estrela, situado a 1500 metros de altitude no seu ponto mais alto. No entanto, não sabemos se será merecedor do título de aldeia mais alta de Portugal, uma vez que, tecnicamente, não tem habitantes permanentes suficientes para ser considerado verdadeiramente uma aldeia. O Sabugueiro continuará a gozar da fama de ser a aldeia mais alta de Portugal, mas o verdadeiro merecedor do galardão é Pitões das Júnias.
Seja como for, qualquer um destes aldeamentos é digno de sua visita, uma vez que todos eles têm algo de interessante a oferecer.
Poupe em suas viagens com o Booking.com! Veja a diferença por si mesmo.