O estado do Amapá fica no Brasil, a capital é Macapá e o estado tem como limites a Guiana Francesa a norte, o Oceano Atlântico a leste, o Pará a sul e oeste e o Suriname a noroeste. A origem do nome do estado é controversa. Na língua tupi, o nome “amapá” significa ‘o lugar da chuva’ :ama (chuva) e paba(lugar, estância, morada). Ele é famoso justamente por abrigar a maior e mais rica floresta tropical do mundo, a Floresta amazônica. Esse lado da floresta amazônica ainda é praticamente intocado.
O local é repleto de pântanos e certamente é o maior habitat de centenas de espécies de plantas e animais, além de ser a sede de uma extensa quantidade de rios, e bosques que cruzam a região. É um das melhores áreas de turismo para quem aprecia ou deseja fazer o ecoturismo. Também é uma região propicia para navegação, já que está cheia de lagos navegáveis também bem propícios à pesca esportiva e até mesmo a observação de diversas espécies de repteis e aves.
O Amapá é banhado pelo rio amazonas e o oceano atlântico. Há apenas 16 cidades em todo o estado, que tem uma área de quase 144 mil metros quadrados. Este também é o único território do Brasil que conserva quase totalmente sua diversidade biológica, ela está quase que intacta e não sofre nenhum dano causado pelo ser humano. Por isso mesmo é que o estado do Amapá prega o turismo ecologicamente correto, para que outras gerações desfrutem dessa paisagem.
Muitos turistas procuram o Amapá justamente pelas suas belezas naturais. Um dos fenômenos mais procurados no estado é a Pororoca, que são as ondas que se forma na desembocadura do Rio com o Oceano Atlântico, bem perto da fronteira com a Guiana Francesa.
O estado do Amapá, tem clima tropical ou equatorial superúmido, isso significa que ocorre uma grande quantidade de calor e umidade. As temperaturas médias que ocorrem no Estado variam de 36°C a 20°C, a primeira ocorre principalmente no fim da tarde e o segundo acontece no alvorecer.
A gastronomia local é especial e única, o prato mais famoso é o Tacacá que é preparado com um caldo fino de cor amarelada chamado tucupi, sobre o qual se coloca goma, camarão e jambu. Serve-se muito quente, temperado com sal e pimenta, em cuias. Além do Tacacá, outras iguarias podem ser degustadas na região.
A pororoca
A pororoca é um dos fenômenos naturais mais vistos por quem visita o Amapá. A pororoca é o encontro das correntes de maré com as correntes fluviais. Isso acontece no período da maresia e durante as luas novas e cheias. Ela se forma quando as águas da maré alta tentam invadir o estuário do rio. Nesse momento, as águas fluviais opõem resistência a essa tentativa de invasão, fazendo com que se formem ondas gigantes.
Isso acontece porque a água doce é muito mais leve, se comparado a água salgada do mar. Há um momento onde o equilíbrio se rompe e a onda da maré se junta a água fluvial e cresce. Ela tem a ajuda dos ventos que a impulsionam para dentro do rio, fazendo com que a correnteza se inverta.
A altura da onda da pororoca pode variar entre três e até seis metros. O fenômeno tem duração de até 40 minutos, ou seja, a onda tem duração de 40 minutos. Ela é a alegria dos surfistas e turistas da região. A pororoca percorre quase que 30 quilômetros por uma hora e meia. Para quem quiser visualizar a pororoca, o melhor local para ficar é próximo da Fazenda Redentor e o Sítio Paraíso, indo até a Foz do Rio Araguari. A onda acontece de 12 em 12 horas, ou seja, se perder uma, é só esperar pela outra.
A capital do Amapá
A capital do Amapá é Macapá. A maior cidade de todo o estado. Ela fica as margens do rio amazonas, então pode acreditar que esta é uma das cidades mais propícias para os amantes da natureza e do ecoturismo. Para quem quiser fazer turismo nesta cidade, é bom procurar as praias fluviais de Araxá e da Fazendinha e o Lago Curiarú. Outra boa opção são os passeios que atravessam as florestas. Mas cuidado, eles só devem ser feitos com o auxilio de um guia especializado, pois há riscos de se perder na mata.
Outros Pontos Turistícos de Amapá:
– Casa do Artesão e do Indio
– Museu Sasaca
– Museu de Cultura Negra
– Teatro das Bacabeiras
– Complexo Beira Rio
– Pedra do Guindaste
– Antigo Forum
Site Oficial: – Governo do Amapá
p>
Poupe em suas viagens com o Booking.com! Veja a diferença por si mesmo.
Puxa, nunca ouvi falar nem na mídia nem em outro lugar o potencial turístico que o Amapá tem…bom, vou conhecer o estado para ver que o Brasil é muito mais do que a mídia e a indústria do turismo nos impõe.
Turismo no Amapá vem crescendo gradativamente…. Sou guia de turismo, e, tenho a convicção que seremos o estado da federação mais atraente pela sua localização estratégica. seremos em muito breve a entrada do Brasil.Seremos o principal porto de embarque e desembarque de navios turísticos e embarque de navios com produção agrícola vindo de outros estados brasileiros para o mundo… Sempre seremos referencia na preservação e conservação do meio ambiente!!! Isto no dar o status de um destino turístico promissor.
Eu tenho prazer de fala bem de Macapá porque eu nasci aque eu adoro meu municipio
Ah, q bom ver q a nossa terra eh maravilhosa,cheia d riquezas,tanto geografica,quanto d suas posses mesmo.contudo acho q muitas coisas dvem ser esclarecidas a populacao,como pq o nosso manganes eh vendido a preco d banana?pq a hidreletrica do tucurui,nunca sai da promessa?ha varias questoes q dvem ser dbatidas com o povo eh o q acho.
Ah,como eh bom ver q o nosso estado,esta (aos poucos)sendo reconhecida,esse lance d modernizacao,ajuda bastante,mas prefiro a natureza,e alem d tudo eh rico em td q se produz,eu tenho orgulho d ser amapaense.bjs a tds
Seria muito bom se o Amapá conservasse um vazio demográfico e que não tivesse êxodo urbano,
ou seja, multidões vindo de outros lugares p,ra se fixar, só assim conservaria sua ecologia into-
cada, principalmente se referir a fazendeiros p,ra desmatamento e gado, como tambem se tives-
se uma forte propaganda turística p,ra ser fonte de renda as populações locais natos ali.
Outra coisa: a estrada de ferro Amapá já é tradição no Estado, aproveitaria p,ra passeios turístico a serra do Navio.
Fiquei admirado com a beleza natural do estado do Amapa, e muito bom saber que no Brasil existe lugares lindo como este estado. Parabens se for possivel gostaria de ver mais imagens turisticas deste estado. Parabens
e claro que moro no amapa e o estado que mais gosto de mora e adoro ela,pois e um luga mais lindo do brasil eu acredito e tambem cofio no meu proprio estado,nuca sai da qui por que e diferente dos outros estados,como eu vejo na televisa,eu vejo muita violesia por la e nem quero ir por lar
Bruno, estou programando minha ida para seu estado, mas não quero ficar em hotel e sim em pousada, se possivel bem simples, bem perto de pescadores onde eu possa caminhar na praia e a noite tomar cerveja com pexe frito e tambem visitar o marco zero e a pororoca .
me ajude indicando um lugar ok ? Moro em Manaus e estou ao seu dispor se precisar ..
parabenlizo pelos serviços colocado a disposicao de todos os que aprecia os bon lugares e busca aprimorar seus conhecimento sobre este grandioso estado. sucesso. dr. jomero willdeson guedes lopes oabgoe21630
como eu faço para baixar os videos da pororoca e outros videos de turismo pelo amapá no meu orkut?me responda por favor?