Há vários pontos a visitar na América do Sul, e os pontos turísticos da Bolívia destacam-se também em parte pela beleza do país natural e cultural, bem como pela proximidade do Brasil o que facilita a visita. Primeiro, algumas informações.

A Bolívia é um país central da América do Sul, rodeado por 4 outros países: Brasil, o país do Samba e da caipirinha; Peru, conhecido pelo famoso local Machu Picchu; Paraguai, que atrai pelas abundantes e muito variadas belezas naturais do país; Chile, onde predominam as visitas à ilha da Páscoa com as cabeças de pedra; e Argentina, conhecida pela famosa e sensual dança, o Tango.

Bolívia, tem como capital a cidade de Sucre, mas a sua capital administrativa é La Paz, onde predomina a língua oficial o Espanhol, mas sendo um país grande poderá encontrar mais 36 línguas oficiais indígenas.  A melhor altura para visitar são entre os meses maio e outubro, onde o inverno é seco e fresco, sendo que se torna mais frio nas terras altas e mais quente e úmido nas terras baixas.

Poderá encontrar os maiores eventos do país nas cidades de Oruru, nas datas entre fevereiro/março onde tem o Carnaval, com danças tradicionais, várias fantasias e batalhas de água, em Copacabana, no mês de agosto tem o Dia da Independência boliviana, com grandes espetáculos de fogos de artifício e o maior e mais importante evento é o Festival de Che Guevara em Vallegrande no mês de outubro.

1 – Lago Titicaca

O lago Titicaca, é um dos pontos turísticos mais importantes da Bolívia a visitar, pois é dos maiores lagos da América do Sul, e um dos mais altos lagos navegáveis do mundo, cujas águas têm aparência lisa como o vidro. Fica bem perto da fronteira com o Peru, na Cordilheira dos Andes. Os historiadores indicam que este foi o local de origem da civilização Inca, pois ele abriga várias ruínas.

Poderá encontrar vários animais e plantas diferentes, pois perto desse lago tem a Reserva Natural do Titicaca que é a casa para alguns dos maiores sapos do mundo!

2 – Tiwanaku

No oeste da cidade de La Paz, na Bolívia, poderá encontrar Tiwanaku ou Tiauanaco, um local considerado pela Unesco como Patrimônio Mundial em 2000 é o berço de uma das mais importantes civilizações antes do Império Inca, sendo considerada uma das cidades mais antigas existentes.

Aqui também pode encontrar o famoso local arqueológico Puma Punku, originário da língua indígena e significa “A Área da Puma”.

Portanto se gostar de civilizações antigas, este é local ideal e obrigatório de visita, quem sabe descobre o mistério atrás destas pedras tão bem esculpidas!

3 – Cidade La Paz

O local mais alto do mundo para um Governo e a terceira cidade mais populada da Bolívia, La Paz, é a nossa próxima visita obrigatória. Terá que ter algum tempo para poder colher toda a cultura e história desta cidade rica em cafés, bares, mercados tradicionais, como o Mercado de Bruxas, conhecido por vender ervas e poções dos mais variados tipos, e a sua principal atracção, a Praça Murillo, que remonta ao século XVI, e é o local onde poderá encontrar o Palácio Quemado, casa da presidência, e a Catedral de La Paz.

4 – Caminho a Los Yungas

Se gostar de desafio, estão este próximo local é para você, o Caminho a Los Yungas, considerada a estrada mais perigosa do mundo, daí o seu outro icônico nome, Death Road, que significa Estrada da Morte. São 80 quilômetros de pura adrenalina e vistas maravilhosas que fica a pouca distância da cidade de La Paz.

Ganhou este nome pela sua pequena largura de 3 metros e precipícios desafiantes. Caso pretenda vir a este local, se lembre que já foi construída outra estrada principal pelo que só ciclistas e mochileiros passarão por aqui.

5 – Parque Nacional Madidi

Foto via Flickr, CC 2.0

Situado na bacia do alto rio Amazonas, encontrará o Parque Nacional Madidi, um dos mais belos pontos turísticos da Bolívia. Desde 1995 que é das maiores áreas protegidas do mundo com animais e vegetação nunca vistas em ambiente de floresta. Para poder usufruir melhor deste local é aconselhado que apanhe um tour ecológico ou cultural para poder ter a experiência de uma floresta com segurança. Poderá dar de caras com vários pássaros e ouvindo os seus mais diversos sons, como também com jaguares!

6 – Região de Chiquitânia ou Chiquitos

Wikimedia, CC 3.0

Na região de Chiquitânia ou Chiquitos, como alguns chamam, predomina um clima de savana tropical pelo que terá vários locais para visitar, tais como as estranhas formações rochosas do mirador de Santiago de Chiquitos, as águas termais das Aguas Calientes, fazer sandboarding, que é o mesmo que snowboarding, mas em areia e sem o frio, e no Parque Nacional de Kaa Iya pode ter uma excursão para ver jaguares no seu habitat natural.

7 – Carnaval de Oruro

Na região de Altiplano tem uma pequena cidade de mineração, Oruro. Nesta pequena cidade existe um dos festivais mais famosos da América do Sul, o Carnaval. Tal como no Brasil, a Bolívia se prepara bastante para este espetáculo especialmente a cidade de Oruro com várias danças tradicionais, roupas extravagantes e vário artesanato, chamando cerca de 400.000 turistas anualmente.

8 – Sucre

Wikimedia, CC 2.0

Esta é umas das cidades maiores da Bolívia, com muita cultura, sendo procurada pelos turistas pelo repouso como também para estudarem espanhol.

Foi considerada Patrimônio Mundial da Unesco devido aos seus vários edifícios históricos, que como sendo pouco conhecidos pelos turistas, estão bem intactos, aproveitando assim para fazer várias atividades culturais. Também considerada uma das cidades mais seguras da América do Sul, aqui não precisa se preocupar com dinheiro, sendo que é umas das cidades mais baratas a visitar.

Se está procurando outros pontos turísticos que tenham sido recomendados como patrimônio mundial, recomendamos os pontos turísticos da Mauritânia.

9 – Cerro Rico Potosi

Cerro Rico é uma montanha rica em Prata situada na cidade de Potosi, que durante vários anos foi considerada a cidade mais rica das Américas, mas devido a má gestão e falta de segurança por parte dos trabalhadores, adultos e crianças, milhões de pessoas acabaram morrendo na extração do metal precioso, sendo hoje em dia um dos trabalhos mais perigosos do mundo e das cidades mais pobres da América.

Hoje em dia pode-se fazer visitas guiadas aos tuneis bem estreitos e ver em primeira mão as dificuldades que as pessoas estão passando, algumas ainda tentando extrair alguns metais preciosos para que possam alimentar suas famílias. Este passeio não é para pessoas sensíveis e após esta visita irá agradecer por tudo o que tem.

10 – Salar de Uyuni

Ao visitar os pontos turísticos da Bolívia, é obrigatória a passagem no Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo. Antes era um lago pré-histórico que acabou secando, deixando uma paisagem desértica de quase 11.000 km2 com sal branco e claro, formações rochosas e ilhas repletas de cactos. Neste deserto não encontrará vida selvagem em abundância pelo que só flamingos se sentem atraídos por este local.

A maioria dos turistas usa veículos com tração nas 4 rodas para passear pelo deserto, cuja profundidade chega a 120 m, sendo que a paisagem de cortar a respiração é quando este deserto se torna o melhor espelho do mundo, devido às fortes chuvas que tendem a acontecer.

Aqui também poderá dormir em camas feitas de sal sob o céu estrelado da Bolívia e ainda mergulhar em fontes termais. Certamente um local a visitar para ótimas recordações, e fotografias.

11 – Região de Vinho de Tarija

Este passeio é para os aficionados de vinho e sommeliers, sendo que a cidade de Tarija é oficialmente a maior produtora de vinho do mundo. Devido ao local onde estão situados os vinhedos, em elevada altitude, e o clima quente, os produtores indicam que conseguem produzir o vinho mais rápido permitindo que produzam um vinho de dois anos com qualidades semelhantes a um vinho de seis anos.

Note que as excursões não são de luxo, mas sim para provar os vários tipos de tintos e brancos, enquanto saboreia as iguarias culinárias como o doce de lacayote (abóbora caramelizada) e o bife de chouriço grelhado.

12 – Samaipata

Wikimedia, CC 4.0

Esta cidade numa das línguas oficiais, Quechua, significa “descanse nas terras altas”, o que a torna o local de repouso preferido para os bolivianos mais ricos do país, e dos turistas que já a conhecem o que faz de si um dos principais pontos turísticos do país.

Tem muita história do tempo dos Incas, sendo que está presente a maior pedra esculpida do mundo, e muita natureza presente no Parque Nacional Amboró que embarga 912 espécies de aves e 177 de mamíferos. Esta é a cidade de visita final após visitar este belo país para descansar, sendo a cidade conhecida como “a pequena Suíça da Bolívia”.

Poupe em suas viagens com o Booking.com! Veja a diferença por si mesmo.