Quem é aficcionado por automóveis certamente vai adorar conhecer o Museu do Automóvel Schlumpf também conhecido como Cité de l’Automobile em Mulhouse, França. O local ocupa mais de 25.000 m², contendo mais de 400 modelos históricos e recebe mensalmente milhares de visitantes ávidos por conhecer melhor a história do automóvel.
A coleção é dividida em 3 partes:
* Carros e Aventura
* Carros de Corrida
* Automóveis obras de Arte
A história do maior museu de automóveis do mundo é no mínimo curiosa, após o término da 2ª Guerra Mundial, dois irmãos Fritz e Hans Schlumpf , ambos empresários textêis, ricos, bem sucedidos com os negócios em pleno vapor e com uma paixão incomensurável por automóveis, começam a colecionar automóveis.
Fritz Schlumpf era apaixonado pelo famoso Bugatti e apaixonado por corridas de carros, em razão disto Fritz e seu irmão mais velho Hans decidiram colecionar carros. Fritz Schlumpf não media esforços para aumentar a sua coleção, não se importando de pagar 10 vezes mais o preço que um carro valia somente para ter seu desejo satisfeito.
Em 1967 os irmãos tinham cerca de 105 Bugattis em sua coleção. A consequência de tantas extravagâncias não teve um final feliz, no final de 1960 a empresa começou a entrar em crise, os funcionários começaram a se rebelar reinvidicando aumento de salários, e diante das notícias de que os irmãos Schlumpf gastavam fortunas na coleção de carros, a situação foi se agravando e os irmãos Schlumpf foram obrigados a declarar falência.
Atualmente após muitas aventuras e desventuras o Museu do Automóvel Schlumpf hoje é mantido por inúmeros parceiros públicos e privados. O certo é que graças a loucura e megalomania dos irmãos Schlumpf é que hoje é possível se ter acesso a história do automóvel no mundo. 🙂
Visite o site oficial: – Museu do Automóvel Schlumpf
Fonte: Wikipédia e Site Oficial
Poupe em suas viagens com o Booking.com! Veja a diferença por si mesmo.