Um dos maiores e mais belos edificios da Europa, está situado em Madrid (Espanha) na zona de Atocha, próximo à famosa estação de comboio, o edificio abriga atualmente o Museu de Arte Moderna ‘Rainha Sofia’. No século XVIII o edificio era um austero e antigo hospital setecentista, hoje aloja o tradicionalissimo ‘Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia’ o qual foi inaugurado oficialmente a 10 de Setembro de 1992 e, o seu nome é uma homenagem à rainha Sofia de Espanha.
O toque de modernidade na arquitectura do edificio fica por conta dos dois elevadores de vidro externos que sobem e descem recheados de turistas. A vista que se tem dos elevadores é simplesmente fabulosa.
Atualmente, o museu tem em seu acervo bélissimas coleções de arte do século XX, sendo considerado um dos melhores e mais importantes museus de arte moderna de toda a Europa. Destacam-se das colecções, as obras dos geniais Jacques Lipchitz, Pablo Picasso, Salvador Dalí, Juan Miró e Eduardo Chillida. Para além destes, o museu conta com obras de Juan Gris, Eusebio Sampere Juan, Julio González, Pablo Palazuelo, Antoni Tàpies, Lucio Muñoz, Jorge Oteiza, José Luis Gutiérrez Solana, Pablo Gargallo, entre outros.
As obras de maior destaque no museu são, sem dúvida, Guernica e Mãe com menino morto, dois dos mais conhecidos quadros do espanhol Pablo Picasso, os quais segundo o testamento do pintor, só podiam retornar à Espanha quando a democracia fosse lá restabelecida.
Em 1981, 6 anos após a morte do ditador Franco, a obra ‘Guernica’ foi finalmente exibida em Espanha. Para quem gosta de arte e modernidade este é um ponto turistico a não perder.
Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía
Calle Santa Isabel, 52
28012 Madrid
Tel. (+34) 91 774 1000
Para maiores informações sugiro uma visita ao site oficial do museu:
Poupe em suas viagens com o Booking.com! Veja a diferença por si mesmo.