Em Maharashtra , na Índia, existe um conjunto de cavernas, denominado Ajanta, que remontam ao século II a.C. As cavernas são literalmente verdadeiras esculturas, que foram talhadas nas rochas; algo inimaginável há mais de 2.000 anos atrás. As cavernas ou grutas de Ajanta são atualmente um dos principais destinos turísticos da Índia, e impressionam pela grandiosidade e pela beleza das esculturas que possui internamente, um culto ao Budismo, e uma perpetuação da história e da religião local.
As cavernas foram redescobertas por John Smith, um oficial da Companhia das Índias Orientais em 1819, antes disso, estiveram ocultas pela densa mata que a rodeava. O local era um importante mosteiro budista composto por 30 cavernas entre viharas e chaityas (capelas de oração) e alí estão as marcas de profunda devoção aos ensinamentos do Budismo.
Através de toda a estrutura interna das cavernas de Ajanta, é possível aprender sobre as várias facetas da vida antiga na Índia – desde o traje do povo, o trabalho artístico dos artesãos e as crenças religiosas daquela época até à posição política e económica dos governantes. Tudo isso é demonstrado nas pinturas que cobrem as paredes internas das cavernas de Ajanta, declaradas Património Mundial da UNESCO em 1983.
Poupe em suas viagens com o Booking.com! Veja a diferença por si mesmo.