Conventos, abadias, mosteiros, castelos, cavaleiros templários, inquisição e todos estes temas ligados a religião me fascinam, por isso hoje este é mais um post sobre um dos lugares mais míticos da França, a Abadia de Fontenay; o mais antigo mosteiro cisterciense Francês. Considerada monumento Património Mundial pela UNESCO, a Abadia de Fontenay, situada na Comuna francesa de Marmagne,perto da cidade de Dijon, passou pelo controle de diversas ordens religiosas; inicialmente era ocupada pelos monges beneditinos no período românico, para posteriormente ser gerida pelos monges cistercienses, que se separaram dos beneditinos no ano de 1098.
Lá se vão mais de 1.000 anos e o local continua a impressionar os turistas pela sua imensidão e pela sua beleza arquitetónica. A planta da Abadia de Fontenay, mostra uma arquitetura final de Fontenay, com linhas simples, sem grande ornamentação; porém com uma incrível organização e equilibrio entre as divisões; adequadas e relacionadas com as diversas funções exercidas pelos monges dentro da abadia. Havia enfermaria, canil, horta específica para a plantação de ervas medicinais, refeitório, igreja, claustros, cozinha, e outras dependências.
Entre os séculos XII e XV, os monges que lá viviam eram auto-suficientes dado que dedicavam-se a agricultura, forjar ferro, criação de animais, produziam o pão e o leite para consumo próprio; impensável se consideramos que foi há mais 600 anos. Durante a Revolução Francesa, a abadia foi abandonada, atalhando a história, no século XIX, o local serviu como instalações de uma fábrica de papel; pertencente a família de Elie Montgolfier. Atualmente pertence à família Aynard, que transformou o local em prol da visitação turística.
Para quem aprecia o turismo religioso aliado a muita história, a Abadia de Fontenay é um lugar que certamente vai encantar o visitante, não so pelo que descrevi acima, mas também pela energia do local. Várias pessoas que lá estiveram narram que encontraram no local uma paz indescrítivel, nunca antes sentida. Então se é assim, só por isso já vale a visita.
Para saber mais sobre preços, horários e mais informações, visite o site oficial: – Abadia de Fontenay
Poupe em suas viagens com o Booking.com! Veja a diferença por si mesmo.