Castelo de Cornwall - Foto de David Benbennick - Wikipedia

O interior da Inglaterra é lindíssimo, e hoje vamos falar de mais um recanto inglês: a fantástica Cornualha (ou Cornwall), que é um condado que fica mais exatamente ao sudoeste de uma península da Inglaterra, no Reino Unido.

Um local onde o turista é bombardeado com belos cenários e visões que acaba nem sabendo por onde começar a olhar direito. Assim é Cornualha na Inglaterra, um local de encher os olhos e alimentar o bom gosto dos turistas que procuram novos locais para desbravar.

A Cornualha é considerada uma das seis “Nações Celtas”, por aí você já imagina o que vai encontrar por lá. Para começar, na Cornualha você terá uma vista dos vales arborizados, do mar azul cintilante e o colorido das cidades históricas. Tudo em perfeita harmonia e perfeição para turista nenhum colocar defeito. Um cenário totalmente de luxo e variedade.

A cidade ainda conserva seus portos e suas vilas de pescadores. Os portos que podem ser visitados são os de Newlyn, Mevagissey, Padstow, Falmouth, Looe e Polperro. Já se você procura algo menor, os barcos pequenos e dos pescadores ficam nas belas enseadas de Port Isaac, Cadgwith e Mullion. Tudo muito charmoso e curioso de ser visto, principalmente pelo contraste das cores.

Para os amantes das artes, St Ives é parada obrigatória na Cornualha. São 30 galerias, incluindo a famosa Tate. Já em Fowey tem várias pequenas galerias e lojas de artes especializadas. Outros dos locais cheios de arte é St Agnes que fica na costa norte e Penzance na costa oeste.

Já na cidade de Truro, você encontra uma magnífica catedral e um comércio que fervilha. Aqui você também encontra retratistas, mas procure bem, já que eles ficam escondidos nas ruas estreitas; então a dica é andar pelas ruas de Cornualha para descobrir todos os pequenos mistérios que envolvem o local.

Mas, apesar de todas essas belezas, o que mais chama atenção na Cornualha, além da beleza das cores, é o seu bem preservado passado medieval. Andando pela Cornualha você pode se sentir nessa época tão distante e ao mesmo tempo tão conservada nesse pedaço da Inglaterra.

Dicas antes da viagem na Cornualha

Antes de fazer a sua viagem acreditamos que precisa de algumas dicas. A primeira é que não vale a pena visitar se for apenas um ou dois dias: há muito para ver e aproveitar.

Além disso a Cornualha fica a cinco horas de carro de Londres, e até ir de trem demora algum tempo. Se tiver o horário apertado não vai aproveitar muito: em vez disso planeie uma viagem romântica e relaxada.

A Cornualha tem pouco a ver com a vida agitada de Londres, logo uma viajem ao Reino Unido pode ser muito diferente dependendo de onde vai. As pessoas por lá são simpáticas e as praias tranquilas, é bom para aliviar estresse.

Isto não implica luxo, no entanto. Tem restaurantes com estrelas Michelin e famosos hotéis como o The Scarlet em Mawgan Porth, para quem gosta de spas, e o Hotel Tresanton, à beira-mar e com terraço para aproveitar.

Outra dica seria a de se preparar para usar o transporte ferroviário. Alugar carro é sempre bom, mas no Reino Unido conduz-se do lado esquerdo o que não é fácil para quem não está habituado. Além disso, na Cornualha as estradas são estreitas.

Prepare-se para o dia a dia na Cornualha: lojas fecham às 17h e o jantar toma-se cedo para poder ir passear e aproveitar os pubs. Esportes aquáticos são para aproveitar aqui.

Quando deve visitar?

A melhor altura para visitar a Cornualha é o verão, entre junho e agosto, pois o clima quente realça as suas praias e estilo de vida cheio de esportes aquáticos.

Estamos, de qualquer modo, a falar do Reino Unido o que significa que mesmo no verão pode fazer muito vento e até chover. É o clima típico britânico.

Quanto deve durar sua viagem?

Como acreditamos que uma viagem destas deve ser romântica e boa para aliviar o estresse, recomendaríamos pelo menos uma semana. Isto dará tempo para visitar pontos turísticos, passear, e provar a gastronomia local sem pressas.

O que fazer em Cornualha

  1. Visite as praias

Há várias coisas a fazer enquanto aproveita a beleza da Cornualha. Uma das principais atrações são as praias, que estão entre as melhores do Reino Unido. As águas azuis de lá são frias, mas puras o suficiente para rivalizar as das Caraíbas.

Em Kynance Cove, por exemplo, a paisagem é encantadora e a areia branca contrasta com o mar azul. Ver o pôr-do-sol aqui é uma autêntica experiência a ter.

A praia de Porthcurno, perto do Teatro Minack, fica entre duas altas montanhas que bloqueiam o vento e tem uma piscina natural graças a um pequeno riacho, o que faz dela perfeita para apenas relaxar.

  1. Veja cenários medievais

A Cornualha tem quilômetros de costa com caminhos que podem ser percorridos a pé, e muitos deles passam por autênticos cenários medievais muito bem conservados onde pode apreciar a beleza de uma época tão distante.

Se isso não for para si, a Peninsula Lizard tem uma caminhada costeira de sete quilômetros onde parece estar a andar perto do paraíso. Outro bonito caminho vai de Rock a Polzeath ao longo do Estuário do Rio Camel.

  1. Gastronomia de qualidade

Na Cornualha há vários restaurantes de muito boa qualidade, incluindo o ‘Seafood’ de Rick Stein, aberto em 1975, e o gerido por Nathan Outlaw que conta com duas estrelas Michelin, em Port Isaac.

O The Shore de Brunce Rennie e o Tolcarne Inn, de Ben Tunnifcluffe são também restaurantes a visitar se quiser ter uma autêntica experiência gastronômica. Tome nota que vai precisar fazer reserve com bastante tempo de antecedência para ter lugar, pois são muito concorridos.

  1. Pastel da Cornualha

Falando em comida, se visitar a este local tem de visitar o famoso pastel da Cornualha, um prato tradicional da região recheado de carne e batata. Pode provar em várias lojas na região e até tem vários recheios alternativos para ir experimentando.

Entre os mais famosos pasteis alternativos estão aqueles com recheio de frango, queijo, bacon, e outras carnes. Se provar o pastel, tente provar também o bolo de açafrão, disponível por todo o lado.

  1. Cornish cream tea

O cornish cream tea, traduzido para chá e natas da Cornualha, é um típico chá ingês servido com scones simples, e natas batidas em chantilly com doce de morango. Fazer um pequeno lanche ou pequeno almoço delicioso que em vários locais pode aproveitar enquanto vê uma bela paisagem natural ou medieval.

  1. Vá ao jardim

A Cornualha está localizada numa ponta da Inglaterra num Golfo, e isto dá-lhe um clima agradável com muito sol, o que ajuda plantas subtropicais a crescerem na região do Reino Unido.

Assim, jardins como os The Lost Gardens of Heligan e o Eden Project são uma visita quase obrigatória na sua viagem.

  1. Visite vilas costeiras

Um pouco por toda a região da Cornualha existem vilas costeiras das que vê em postais. Estas são únicas pela beleza e paz que consegue retirar delas, destacando-se algumas coo St Ives, que atrai sempre artistas, e Charlestown.

Uma outra vila costeira a considerar, que já é uma das principais cidades, é Penzance, que inclui hotéis românticos, restaurantes bons, e galerias de arte que vão ocupar seu tempo.

  1. Esportes aquáticos

A pequena cidade portuária de Falmouth é muito conhecida como um centro de esportes aquáticos, que incluem iatismo, mergulho, e pesca. Depois de um dia em cheio nestes, pode ainda passar pela praia ou ir aos famosos pubs locais – talvez provar o Cornish cream tea.

Andar apenas de barco e sentir as ondas bater neste enquanto relaxa é claro também uma opção. Se prefere o surf, a cidade de Newquay é conhecida por isso graças a suas praias, de tal modo que é vista como a versão do Reino Unido de Ibiza.

Não perca a oportunidade de conhecer os encantos da Cornualha e se maravilhar com as cores e os sabores oferecidos nesta zona do Reino Unido.

Como ir até lá?

A forma mais fácil de ir até Cornwall será através de passagens aéreas para Bristol, para depois apanhar o comboio desde Paddington para Penzance. Alternativamente pode alugar carro, mas a sugestão seria não o fazer pelas ruas estreitas e dificuldade de conduzir pelo lado esquerdo.

Planeia já a sua visita através do mapa abaixo.

Booking.com

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá,
    já estive em Cornwall em 20o9 e gostaria de voltar desta vez com a família. Saberia me dizer qual o melhor época para uma visita à região.

    Abs,
    Oliveira Morgado

    • Oliveira, não sei nas outras estações, mas eu recomendo no outono… A temperatura é agradável, venta bastante no litoral, mas nada muito frio. E no interior a paisagem é fantástica. As árvores ficam com cores impressionantes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here