O interior da Inglaterra é lindíssimo, e hoje vamos falar de mais um recanto inglês: a fantástica Cornualha (ou Cornwall), que é um condado que fica mais exatamente ao sudoeste de uma península da Inglaterra, no Reino Unido.
Um local onde o turista é bombardeado com belos cenários e visões que acaba nem sabendo por onde começar a olhar direito. Assim é Cornualha na Inglaterra, um local de encher os olhos e alimentar o bom gosto dos turistas que procuram novos locais para desbravar.
A Cornualha é considerada uma das seis “Nações Celtas”, por aí você já imagina o que vai encontrar por lá. Para começar, na Cornualha você terá uma vista dos vales arborizados, do mar azul cintilante e o colorido das cidades históricas. Tudo em perfeita harmonia e perfeição para turista nenhum colocar defeito. Um cenário totalmente de luxo e variedade.
A cidade ainda conserva seus portos e suas vilas de pescadores. Os portos que podem ser visitados são os de Newlyn, Mevagissey, Padstow, Falmouth, Looe e Polperro. Já se você procura algo menor, os barcos pequenos e dos pescadores ficam nas belas enseadas de Port Isaac, Cadgwith e Mullion. Tudo muito charmoso e curioso de ser visto, principalmente pelo contraste das cores.
Para os amantes das artes, St Ives é parada obrigatória na Cornualha. São 30 galerias, incluindo a famosa Tate. Já em Fowey tem várias pequenas galerias e lojas de artes especializadas. Outros dos locais cheios de arte é St Agnes que fica na costa norte e Penzance na costa oeste.
Já na cidade de Truro, você encontra uma magnífica catedral e um comércio que fervilha. Aqui você também encontra retratistas, mas procure bem, já que eles ficam escondidos nas ruas estreitas; então a dica é andar pelas ruas de Cornualha para descobrir todos os pequenos mistérios que envolvem o local.
Mas, apesar de todas essas belezas, o que mais chama atenção na Cornualha, além da beleza das cores, é o seu bem preservado passado medieval. Andando pela Cornualha você pode se sentir nessa época tão distante e ao mesmo tempo tão conservada nesse pedaço da Inglaterra.
Dicas antes da viagem na Cornualha
Antes de fazer a sua viagem acreditamos que precisa de algumas dicas. A primeira é que não vale a pena visitar se for apenas um ou dois dias: há muito para ver e aproveitar.
Além disso a Cornualha fica a cinco horas de carro de Londres, e até ir de trem demora algum tempo. Se tiver o horário apertado não vai aproveitar muito: em vez disso planeie uma viagem romântica e relaxada.
A Cornualha tem pouco a ver com a vida agitada de Londres, logo uma viajem ao Reino Unido pode ser muito diferente dependendo de onde vai. As pessoas por lá são simpáticas e as praias tranquilas, é bom para aliviar estresse.
Isto não implica luxo, no entanto. Tem restaurantes com estrelas Michelin e famosos hotéis como o The Scarlet em Mawgan Porth, para quem gosta de spas, e o Hotel Tresanton, à beira-mar e com terraço para aproveitar.
Outra dica seria a de se preparar para usar o transporte ferroviário. Alugar carro é sempre bom, mas no Reino Unido conduz-se do lado esquerdo o que não é fácil para quem não está habituado. Além disso, na Cornualha as estradas são estreitas.
Prepare-se para o dia a dia na Cornualha: lojas fecham às 17h e o jantar toma-se cedo para poder ir passear e aproveitar os pubs. Esportes aquáticos são para aproveitar aqui.
Quando deve visitar?
A melhor altura para visitar a Cornualha é o verão, entre junho e agosto, pois o clima quente realça as suas praias e estilo de vida cheio de esportes aquáticos.
Estamos, de qualquer modo, a falar do Reino Unido o que significa que mesmo no verão pode fazer muito vento e até chover. É o clima típico britânico.
Quanto deve durar sua viagem?
Como acreditamos que uma viagem destas deve ser romântica e boa para aliviar o estresse, recomendaríamos pelo menos uma semana. Isto dará tempo para visitar pontos turísticos, passear, e provar a gastronomia local sem pressas.
O que fazer em Cornualha
- Visite as praias
Há várias coisas a fazer enquanto aproveita a beleza da Cornualha. Uma das principais atrações são as praias, que estão entre as melhores do Reino Unido. As águas azuis de lá são frias, mas puras o suficiente para rivalizar as das Caraíbas.
Em Kynance Cove, por exemplo, a paisagem é encantadora e a areia branca contrasta com o mar azul. Ver o pôr-do-sol aqui é uma autêntica experiência a ter.
A praia de Porthcurno, perto do Teatro Minack, fica entre duas altas montanhas que bloqueiam o vento e tem uma piscina natural graças a um pequeno riacho, o que faz dela perfeita para apenas relaxar.
- Veja cenários medievais
A Cornualha tem quilômetros de costa com caminhos que podem ser percorridos a pé, e muitos deles passam por autênticos cenários medievais muito bem conservados onde pode apreciar a beleza de uma época tão distante.
Se isso não for para si, a Peninsula Lizard tem uma caminhada costeira de sete quilômetros onde parece estar a andar perto do paraíso. Outro bonito caminho vai de Rock a Polzeath ao longo do Estuário do Rio Camel.
- Gastronomia de qualidade
Na Cornualha há vários restaurantes de muito boa qualidade, incluindo o ‘Seafood’ de Rick Stein, aberto em 1975, e o gerido por Nathan Outlaw que conta com duas estrelas Michelin, em Port Isaac.
O The Shore de Brunce Rennie e o Tolcarne Inn, de Ben Tunnifcluffe são também restaurantes a visitar se quiser ter uma autêntica experiência gastronômica. Tome nota que vai precisar fazer reserve com bastante tempo de antecedência para ter lugar, pois são muito concorridos.
- Pastel da Cornualha
Falando em comida, se visitar a este local tem de visitar o famoso pastel da Cornualha, um prato tradicional da região recheado de carne e batata. Pode provar em várias lojas na região e até tem vários recheios alternativos para ir experimentando.
Entre os mais famosos pasteis alternativos estão aqueles com recheio de frango, queijo, bacon, e outras carnes. Se provar o pastel, tente provar também o bolo de açafrão, disponível por todo o lado.
- Cornish cream tea
O cornish cream tea, traduzido para chá e natas da Cornualha, é um típico chá ingês servido com scones simples, e natas batidas em chantilly com doce de morango. Fazer um pequeno lanche ou pequeno almoço delicioso que em vários locais pode aproveitar enquanto vê uma bela paisagem natural ou medieval.
- Vá ao jardim
A Cornualha está localizada numa ponta da Inglaterra num Golfo, e isto dá-lhe um clima agradável com muito sol, o que ajuda plantas subtropicais a crescerem na região do Reino Unido.
Assim, jardins como os The Lost Gardens of Heligan e o Eden Project são uma visita quase obrigatória na sua viagem.
- Visite vilas costeiras
Um pouco por toda a região da Cornualha existem vilas costeiras das que vê em postais. Estas são únicas pela beleza e paz que consegue retirar delas, destacando-se algumas coo St Ives, que atrai sempre artistas, e Charlestown.
Uma outra vila costeira a considerar, que já é uma das principais cidades, é Penzance, que inclui hotéis românticos, restaurantes bons, e galerias de arte que vão ocupar seu tempo.
- Esportes aquáticos
A pequena cidade portuária de Falmouth é muito conhecida como um centro de esportes aquáticos, que incluem iatismo, mergulho, e pesca. Depois de um dia em cheio nestes, pode ainda passar pela praia ou ir aos famosos pubs locais – talvez provar o Cornish cream tea.
Andar apenas de barco e sentir as ondas bater neste enquanto relaxa é claro também uma opção. Se prefere o surf, a cidade de Newquay é conhecida por isso graças a suas praias, de tal modo que é vista como a versão do Reino Unido de Ibiza.
Não perca a oportunidade de conhecer os encantos da Cornualha e se maravilhar com as cores e os sabores oferecidos nesta zona do Reino Unido.
Como ir até lá?
A forma mais fácil de ir até Cornwall será através de passagens aéreas para Bristol, para depois apanhar o comboio desde Paddington para Penzance. Alternativamente pode alugar carro, mas a sugestão seria não o fazer pelas ruas estreitas e dificuldade de conduzir pelo lado esquerdo.
Planeia já a sua visita através do mapa abaixo.
Booking.comPoupe em suas viagens com o Booking.com! Veja a diferença por si mesmo.
Olá,
já estive em Cornwall em 20o9 e gostaria de voltar desta vez com a família. Saberia me dizer qual o melhor época para uma visita à região.
Abs,
Oliveira Morgado
Oliveira, não sei nas outras estações, mas eu recomendo no outono… A temperatura é agradável, venta bastante no litoral, mas nada muito frio. E no interior a paisagem é fantástica. As árvores ficam com cores impressionantes!
Maravilhoso!