Tudo que é do meu rico Portugal eu divulgo com muito orgulho e hoje trago-vos um museu diferente, o Museu do Sabão em Belver. Em todo o mundo existem apenas 3 museus dedicados ao tema sabão, um situado em Barcelona, outro no Líbano e um situado em Belver inagurado em 2013.

Belver é uma freguesia portuguesa do concelho do Gavião, situado no Distrito de Portalegre, região do Alentejo. A região é famosa desde o século XVI, tendo grande importância na história da indústria saboeira nacional, dado a presença do azeite, matéria prima amplamente utilizada no fabrico dos produtos locais.

Museu do Sabão em Belver
Museu do Sabão em Belver – Foto Página Oficial do Facebook ©

O Museu do Sabão vem dar a conhecer o fabrico do sabão mole atividade que foi exercida durante séculos em industrias artesanais de carácter estritamente familiar;  onde o conhecimento era transmitido de geração em geração. Belver teve também durante muitos anos a presença da Real Fábrica de Sabão que funcionava em regime de monopólio régio, a qual viria a fechar já no século XX.

Museu do Sabão em Belver - Foto Página Oficial do Facebook ©
Museu do Sabão em Belver – Foto Página Oficial do Facebook ©

Para abrigar um pouco da história desta preciosa arte, a antiga escola primária de Belver foi recuperada e hoje abriga Museu do Sabão, onde é possível homenagear a memória dos saboeiros de Belver e conhecer um pouco mais sobre como o sabão era fabricado, bem como ver ferramentas antigas e utensílios utilizados na produção artesanal.

Museu do Sabão em Belver - Foto Página Oficial do Facebook ©
Museu do Sabão em Belver – Foto Página Oficial do Facebook ©

O visitante também poderá conhecer mais da história da indústria saboeira nacional, através de novas tecnologias e ferramentas interativas que contribuem para que o turista perceba como era produzido este produto.

Museu do Sabão em Belver
Telefone: (351) 241.635.060

Horário:

Quartas, quintas e sextas: das 10:00h às 13:00h e das 14:30h às 17:00h
Sábados, domingos e feriados: das 14:00h às 18:00h

Poupe em suas viagens com o Booking.com! Veja a diferença por si mesmo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here