Sabia que é possível ver quantos aviões estão no ar neste momento, e até seguir voos específicos através da internet para saber se os seus familiares chegam bem e seguros aos destinos que programaram?

Através de plataformas de dados de aviação, como a FlightAware, pode acompanhar todos os aviões que estão no ar em simultâneo, mostrando-os em cima de uma mapa mundo com as suas posições atuais para se ter uma boa percepção do tráfego aéreo.

A FlightAware mostra que antes da pandemia do coronavírus existiam em média 9,278 aviões no ar a transportar mais de 1,2 milhões de pessoas a qualquer momento. Alguns dias são menos parados e o tráefgo aéreo caiu a pique em Março deste ano devido à pandemia COVID-10.

Segundo a plataforma, no entanto, há vários aviões no ar neste momento, sendo que nas últimas 24 horas o FlightAware rastreou 67,700 chegadas de mais de 4,200 voos. A plataforma usa dados de navegação de países de todo o mundo, incluindo de agências militares e de agências governamentais, para ver quantos aviões estão no ar neste momento.

Além disto, usar dados de radares graças a uma rede de antenas que acompanham os voos, que estão colocadas um pouco por todo o mundo. Apesar de ser possível ver voos programadas, tem de ter em conta que há sempre cancelamentos e atrasos o que afeta os dados.

As informações dos radares, note-se, não é completamente fiável quanto estão aviões no ar em cima de grandes massas de água ou de rotas polares devido À fraqueza do sinal emitido nessas zonas.

Quantos aviões voam por dia no mundo?

Através de plataformas online pode não sói ver quantos aviões estão no ar neste momento, como controlar quantos aviões voam por dia no mundo. Estes últimos dados consegue ao usar o FlightRadar, que mostra os dados detalhados todos os dias, com uma média móvel a mostrar o desenvolvimento.

É através do FlightRadar  que conseguimos ver que antes da pandemia do coronavírus, havia cerca de 170,000 a 180,000 aviões por dia a voar em todo o mundo, mas este número caiu a pique em Março de 2020 para uma baixa de 54,000 voos num só dia.

Os dados mostram que desde então tem havido uma forte recuperação, com a média de sete dias a ir de 63,000 voos por dia para já 121,000 à medida que os voos são recuperados. Se contarmos apenas voos comerciais – e não aviões privados, por exemplo  – fomos de 100,000 aviões a voar por dia no mundo para uma baixa de 23,900.

A recuperação, mostra a média, já passou para os 45,000 voos comerciais por dia em todo o mundo. O recorde de voos num só dia foi atingido em 23 de julho de 2019, quando voaram nesse dia 230,000 aviões em todo o mundo.

Apesar de estes dados só terem começado a ser contados em 2006, é pouco provável que antes disso se tenha ultrapassado tal número de aviões a voar no mundo num só dia. Outro marco que poderá querer saber foi quando se viram mais de 100,000 aviões a voar no mundo num só dia, que aconteceu em 2014.

Mais de 200,000 voos num só dia viu-se em julho de 2018, com o recorde a vir a acontecer mais tarde em 2019. A falar ao Business Insider Ian Petchnik, gestor da comunidade do FlightRadar, disse que o recorde poderia vir a ser ultrapassado mais vezes no futuro, apesar de julho ser o mês me que mais aviões voam por dia no mundo.

Poupe em suas viagens com o Booking.com! Veja a diferença por si mesmo.