Palacio Nacional de Sintra

Um dos palácios de Portugal que ainda sobrevive integralmente é o Palácio Nacional de Sintra, localizado na bela Vila de Sintra sua construção iniciou no século XV. O palácio foi reedificado no século XV, a partir de 1489, quando lhe foi iniciada uma campanha de obras que visaram aligeirar a massa da construção e enriquecer a decoração interior, aplicando-se-lhe azulejos andaluzes. Várias mudanças foram feiras no Palácio Nacional de Sintra, mas a mais marcante foi a de D. João I que o reconstruiu inteiro e o de D. Manuel I que acrescentou a famosa ala manuelina.

Durante toda a Idade Média o castelo foi sendo reestruturado e gradativamente foram sendo acrescentadas novas alas. No reinado de Dom João III foi criado a Sala dos Cisnes, local onde se encontram a maior parte dos retratos da época. A Sala dos Brasões onde tem os brasões das famílias que passaram pelo Palácio Nacional de Sintra.

Palácio Nacional de Sintra – Foto de Nuno Tavares (Wikipédia)

O Palácio Nacional de Sintra foi um dos locais afetados pelo grande terremoto de 1775 e foi prontamente reconstruído juntamente com o plano de reconstrução de outros importantes monumentos de Portugal. Em 1940, o Palácio Nacional de Sintra foi transformado em museu e atualmente ele vem sendo restaurado e recuperado.

Vila de Sintra vista da frente do Palácio Nacional – Foto de Kátia Pinheiro – Arquivo Pessoal

Um dos destaques dentro do Palácio Nacional de Sintra é a cozinha, com suas duas chaminés de quase 33 metros de altura. Outro ponto alto do Palácio Nacional de Sintra é a Sala Árabe toda revestida com azulejos em forma geométrica. Já o pátio central tem grandiosos arcos.

Palácio Nacional de Sintra – Foto de Kátia Pinheiro – Arquivo Pessoal

O Palácio Nacional de Sintra além de toda a decoração original ainda exibe um notável acervo de artes decorativas, todo o mobiliário, cerâmica e metais do século XV e XIX, todos vindos da Casa Real. O Palácio Nacional de Sintra é aberto a visitação, tanto a parte interior que conserva a decoração do tempo dos reis e rainhas, como os magníficos jardins onde certamente você nem verá o tempo passar diante de tantas belezas. Uma visita inesquecível e imperdível.

Site Oficial: Palacio Nacional de Sintra

Poupe em suas viagens com o Booking.com! Veja a diferença por si mesmo.

6 COMENTÁRIOS

  1. Observação: Estas chamines de 33 m de altura foi mandado construir pelo rei D. Joao 1,para sua esposa D. Filipa de Lancastre que lembrava sua casa na Inglaterra. Vale a pena visitar… é lindo!

  2. oba, sintra é daqueles lugares magicos que tem conheçer mesmo…para mim é como tirado de um livro de elfos e duendes, tem tudo a ver…

    boa viagem!
    Felipe

  3. Irado! Quero conhecer!
    Engraçado que em outros castelos europeus, eles possuem torres bem altas que até davam um charme ao castelo. Nesse, são duas chaminés pra cozinha.
    hehehehhehe

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here