Em todo o mundo vivem mais de 7,7 bilhões de pessoas, com alguns países a terem poucos milhões nas suas terras, e outros com fatias de mais de 1 bilhão, que fazem partes dos países mais populosos do mundo.

Atualmente a população da Terra já e mais do que era apenas há 40 anos atrás e continua a crescer muito rapidamente, apesar de alguns países terem visto o seu crescimento da população desacelerar muito.

Segundo o relatório do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Organização das Nações Unidas (ONU), nos próximos 20 anos cerca de 2 bilhões de pessoas vão nascer.

Os dados que incluímos nesse artigo são os do mais recente relatório divulgado pela ONU.

Os 10 países mais populosos do mundo

Se queer uma vista rápida do países mais populosos do mundo e como estes têm vindo a ver a sua população crescer desde 1950, deixamos esse vídeo para conferir.

Abaixo deixamos a lista dos países com alguns dados extra. O Brasil fazia parte dos 10 países mais populosos do mundo já em 1950 e manteve-se na classificação até aos dias de hoje, tendo visto a sua população crescer de 54 milhões em 1954 para mais de 200 milhões agora.

Portugal, por outro lado, está longe de entrar no top 10, tendo atualmente 10,19 milhões de habitante, ficando atrás da Jordânia e acima do Azerbaijão na tabela.

1. China – 1,5 bilhões de habitantes

Os dados mais recentes vindos da China mostram que, atualmente, vivam 1,4 bilhões de pessoas no país, o que significa que 1 em cada 7 pessoas no mundo é chinesa. O crescimento da população na China tem sido tanto, que o governo chegou a impor uma política de apenas 1 filho por casal.

A consequência desta política está a ser o envelhecimento da população e uma falta de mulheres no país, pois muitas famílias preferiram ter filhos homens. Casais de filhos únicos podem agora ter 2 filhos.

2. Índia – 1,3 bilhões de habitantes

A população da Índia não tem também parado de crescer, sendo que vivem mais de 1,3 bilhões de pessoas lá atualmente. A estimativa é que em 2027 a Índia passe a ficar em primeiro lugar na lista de países mais populosos do mundo.

Nos úlktimos meses tensões entre a China e a Índia têm vindo a crescer, com confrontos nas suas fronteiros o que podem ser muito mas notícias, apesar de ambos os lados negociarem pela paz.

3. Estados Unidos da América – 329 milhões de habitantes

Nos Estados Unidos da América, EUA, vivem em 2020 cerca de 329 milhões de pessoas: a diferença do primeiro e segundo lugar para aqui é de essencialmente um bilhão de pessoas, tamanha é a diferença.

Parte do crescimento da população americana, mesmo assim, se deve à imigração, com muitas pessoas a quererem ir viver o sonho americano.

4. Indonésia – 270,6 milhões de habitantes

Na Indonésia há 270,6 milhões de habitantes, fazendo deste um dos países mais populosos do mundo e o maior país muçulmano também. A Indonésia fica no sudeste asiático e tem mais de 17 mil ilhas ao longo do seu território.

O país tem também a maior flor do mundo e o maior lagarto do mundo, o famoso dragão de Komodo.

5. Paquistão – 216,5 milhões de habitantes

Há mais de 216,5 milhões de habitantes no Paquistão, apesar do ser território fazer parte dos locais onde nasceram algumas das mais antigas civilizações do mundo. O Paquistão é a casa de Malala Yousafzai, a pessoa mais nova a receber o prêmio Nobel da Paz.

Espera-se que até 2021 a população do Paquistão creca para superar os 2020 milhões de habitantes, visto estar também em rápida expansão.

6. Brasil – 211 milhões de habitantes

Em sexto lugar entre os países mais populosos do mundo vem o Brasil, com 211 milhões de habitantes em 2020. Apesar de vir em sexto na população, o Brasil vem em quinto lugar no que toca ao tamanho do território.

As maiores cidades do país – São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, e Brasília – têm em si concentradas uma grande parte da população. A moda por cá é agora ter menos filhos, o que afeta o crescimento da população, de tal modo que o Paquistão ultrapassou o Brasil apenas este ano.

7. Nigéria – 200,9 milhões de habitantes

A Nigéria é o primeiro de Africa a estar entre os países mais populosos do mundo, com 200,9 milhões de habitantes. Estima-se que até ao final de 2020 a sua população chegue aos 206,1 milhões devido ao forte crescimento da população.

Na Nigéria existe uma versão de Hollywood, chamada Nollywood, que produz filmes a grande velocidade. A sua língua ofícial é o inglês, apesar de haverem tribos que falam ouras línguas no seu território.

8. Bangladesh – 163 milhões de habitantes

O Bangladesh tem atualmente mais de 163 milhões de habitantes. Está no meio de vários países com mais população, incluindo a China e a Índia, mas consegue de qualquer modo atrair vários turistas por ano.

A sua capital, Daka, é uma das maiores cidades do mundo, e no Bangladesh são fabricadas muitas roupas que são exportadas para outros países.

9. México – 127,5 milhões de habitantes

O México tem atualmente 127,5 milhões de habitantes, e um crescimento de população tal que ultrapassou o Japão na lista para subir um lugar na lista dos países mais populosos do mundo. Grande parte da sua população descende de povos indígenas como astecas, enquanto outra parte tem descendência espanhola.

10. Japão – 126,8 milhões de habitantes

Por fim temos o Japão, que conta atualmente com 126,8 milhões de habitantes. Apesar de não ser o país mais populoso do mundo e ainda estar bem longe disso, a sua cultura – que nos trouxe o sushi, o mangá, e o anime – é certamente das mais conhecidas em todo o planeta.

Note-se, no entanto, que a população do Japão está rapidamente a diminuir podendo perder 400 mil pessoas até ao final deste ano. O envelhecimento a população combinado com baixa taxa de natalidade tem criado esta situação.

Apenas por curiosidade, nesta lista viria a seguir a Rússia, com 145,8 milhões de habitantes, com a Etiópia a seguir graças aos seus 112 milhões de habitantes.