Mirante do forte, na Ilha do Mel, Paranaguá-PR - Foto de Marcos Guerra - Wikipédia

Pouco se fala sobre o litoral Paranaense, porém é nele que está situado um dos mais belos recantos tropicais do Brasil, a Ilha do Mel. A Ilha do Mel faz parte do munícipio de Paranaguá, dos seus 2700 hectares apenas 200 têm permissão de uso – o restante é reserva ecológica, tombada pelo Patrimônio Histórico em 1975.

Mirante do forte, na Ilha do Mel, Paranaguá-PR – Foto de Marcos Guerra – Wikipédia

Atualmente administrada Instituto Ambiental do Paraná, a Ilha do Mel é um dos pontos turísticos mais visitados da região. A travessia para a Ilha do Mel é feita com segurança, por barcos que saem de Pontal do Sul (30min) ou de Paranaguá (1h45min). Existem linhas regulares diariamente entre as 8h00 e 17h00, mas também podem ser fretadas embarcações em outros horários.

Não é permitida a tração animal ou a motor na ilha. Existem muitas áreas onde não é permitida a presença de visitantes. Para garantir a preservação ambiental, apenas 5 mil pessoas podem visitar a Ilha do Mel simultaneamente. A ilha possui quatro pontos turísticos de destaque: Ao norte a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, no centro Nova Brasília, o Farol das Conchas e ao Sul Encantadas.

Mirante do forte, na Ilha do Mel, Paranaguá-PR – Foto de Marcos Guerra – Wikipédia

Um ponto curioso da localidade é que há 100 mil anos, o mar encontrava-se a 120 metros acima do nível atual, ao longo deste tempo o mar recuou e avançou centenas de vezes, e esta ação do tempo e da natureza esculpiu o que hoje é a Ilha do Mel. A Ilha do Mel é considerada também um roteiro romântico para casais em lua-de-mel, pois conta com várias pousadas acolhedoras e confortáveis. Durante o dia o clima é quente, a noite faz frio, por isso leve roupas de verão, mas não esqueça de um agasalho mais quentinho. Este clima frio noturno propicia o clima de romance.

Na Ilha do Mel não há carros, ruas ou estradas, os visitantes andam a pé pelas trilhas e por ‘ruas’ de areia entre as casas, o único meio de transporte terrestre é a bicicleta; por isso lembre-se de levar calçados confortáveis. Prefira levar mochilas, as malas são pesadas demais para carregar por caminhos tortuosos. O comércio local oferece restaurantes, mercadinhos, pousadas e campings. Esportes como o surf podem ser praticados na Praia Grande, o point dos jovens e descolados. Alguns locais oferecem música noturna aos visitantes, porém não conte com muita agitação. A Ilha do Mel é um local de puro descanso e relaxamento, se você quer curtir noitadas, o local não é indicado para isso.

Os visitantes podem também contratar barcos autorizados para fazerem um passeio até o Parque Nacional do Superaguí e Guaraqueçaba Salto Morato, locais deslumbrantes e inesquecíveis.

Gruta das Encantadas, Ilha do Mel, Paranaguá-PR – Foto de Marcos Guerra – Wikipédia

Itens fundamentais para se levar para a ilha:

Lanterna com reserva de pilhas já que a ilha não possui iluminação pública, óculos de sol, boné ou chapéu, sandálias, tênis antiderrapantes, protetores solares com alto FPS, repelente contra insetos, remédios que você costuma usar (lá não há farmácias), loção after sun para refrescar a pele, leve também dinheiro (não há caixas eletrônicos), e itens de primeiros socorros.

Pontos turísticos da Ilha do Mel:

* Praia das Encantadas
* Ponta da Nhá Pina
* Praia do Miguel
* Praia Grande
* Farol das Conchas
* Nova Brasília
* Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres

Poupe em suas viagens com o Booking.com! Veja a diferença por si mesmo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here