Ao sabor da fé, em cada domingo de Páscoa, cobre-se de flores o chão e ergue-se a tocha ao alto, ao ritmo do refrão, em honra a Cristo ressuscitado.
Marque já a sua próxima viagem através do Booking.

São Brás de Alportel é outra bela vila da região de Faro (Algarve-Portugal)  para passar férias. São belos monumentos, riquíssimos em história e com uma arquitetura preservada que vai te impressionar. A melhor maneira de conhecer São Brás de Alportel é ficar bem atento a tudo o que acontece a sua volta e andar a pé  pela cidade toda. Não deixe de ver nada que São Brás de Alportel lhe oferece.

A primeira visão que você terá de São Brás de Alportel será a localidade aninhada entre as colinas e os muros de pedra que rodeiam o local. As cores do local lhe saltarão aos olhos e você poderá logo que chegar a São Brás de Alportel fazer o seu itinerário de visita, passando pela Mesquita local e pelas aldeias preservadas e pitorescas. Antigo povoado muçulmano o local ainda guarda tesouros arquitetônicos preciosos e que encantam todo turista que lá chega!

As serras são outro ponto alto de São Brás de Alportel, as casas estão espalhadas e escondidas por elas. A sensação que você terá é de que o tempo parou nesse lugar. Quando estiver na serra, não deixe de passar pela Cova da Muda, Javali, Cabeça do Velho, o moinho local e quando descer não deixe de ver Corches, Pero de Amigos e Ribeira de Alportel. São lugares encantadores e pontos turísticos imperdíveis.

O artesanato também é uma das atrações de São Brás de Alportel, são trabalhos lindíssimos e únicos que encantam o turista que não resiste e sempre sai da localidade com uma peça para casa; são trabalhos de todos os tipos e com os mais diversos materiais.

São Brás de Alportel ainda tem um moinho ativo, o Cabeça do Velho. Para quem tem curiosidade, é um dos melhores locais para ver como ele funciona e como se faz a farinha de trigo e de milho.

E é claro que depois de ver todas essas belezas e andar bastante, nada melhor do que provar um pouco da culinária de São Brás de Alportel. O perfume da cozinha é algo que hipnotiza e inebria; principalmente o cheiro das ervas recém colhidas. Um dos destaques é o coelho bravo serrenho feito com tempero a base de vinho. Mas há outras opções como o Cabrito com ervilhas ou até mesmo a galinha cerejada. Comida típica do campo que você só encontra em São Brás de Alportel.

A região de São Brás de Alportel é palco de festas populares, feiras e romarias dentre as quais destaco:

Ao sabor da fé, em cada domingo de Páscoa, cobre-se de flores o chão e ergue-se a tocha ao alto, ao ritmo do refrão, em honra a Cristo ressuscitado.

– A Festa dos Santos Populares
– Feira da Serra
– Feira e Festa de Setembro
– Festa das Tochas Floridas

Locais de Interesse em São Brás de Alportel:

– Parque da Fonte Férrea
– Parque da Serra
– Parque dos Poetas
– Fonte da Tareja e Bica da Sobreira
– Poço das Castanhas
– Moinho do Bengado
– Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha

3 COMENTÁRIOS

  1. eu gostava que falacem da fauna e da flora porque eu e muita gente somos
    curiosos de ver o que existe e persiste a existir na serra de sao braz
    como o sobreiro o azinheiro o medronheiro tudo isto como a esteva resistiram as mais rigorosas mudança de temperatura e falta de agua
    nos anos secos e devem de haver outras coisas como as amejoas de agua da ribeira de alportel que deve de ser defendido de destruiçao e os peixes que
    por vezes sao pescados com cal ou com travisco as reservas de caça que se tornaram particulares como se os caçadores fossem os donos da fauna eu pergunto onde é que vamos chegar.

  2. Realmente o que me levou pela primeira vez a S. Bras de Alportel foram os famosos bolos regionais(Amendoa. figo alfarroba ,mel,milho) da D. Fátima Galego pois não conheço coisa melhor,a loja dela chama-se “Tesouros da Serra” e fica no sitio do Tesoureiro,posso dizer que é mesmo um tesouro, só ficamos a conhece-lo se lá entarmos; tem chás de flores do campo como ainda não bebi em sitio nenhum,e o licor original de alfarroba, tem um espaço para eventos para 28o pessoas ,tem um jardim muito bonito com uma eira antiga ,e a cascata de água é mesmo interessante com o som das rãs e o cantar dos muitos passarinhos que lá vão beber,tem também no jardim uma oliveira milenar com todos os requisitos que fariam dela um património mundial

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here