Castelo de Brennand ou Castelo São João em Recife

Como todos sabem no Brasil não tem castelo, pode-se dizer que há alguns edíficios que provavelmente foram tentativas de ser um dia um castelo, mas que viraram um palacete. Porém em Recife, estado do Pernambuco, há uma exceção, trata-se do deslumbrante Castelo de Brennand ou também conhecido como Castelo São João.

Fundador do Castelo São João em Recife

O fundador do Castelo São João em Recife foi o colecionador pernambucano Ricardo Brennand, por isso, o ponto turístico também é chamado de Castelo Brennand. Esse castelo, na realidade se tornou um museu. Seu fundador por mais de cinquenta anos fez viagens e adquiriu obras de arte que datam dos séculos XV e XIX. As peças foram trazidas da África, América, Ásia e Europa.

Ricardo Brennand foi um empresário, engenheiro e colecionador brasileiro. Ele morreu aos 92 anos de idade. A sua paixão por armas e obras de arte começou quando ele tinha 12 anos quando ganhou um canivete do seu tio.

Ricardo casou com Graça Monteiro Brennand e teve 8 filhos. Durante a sua vida ele fez várias viagens para compor o acervo do museu que hoje é chamado de Castelo de Brennand ou São João e está localizado em Recife, onde ele nasceu.

Se você está pensando em navegar em muita história, o local certo é o Museu de Armas Castelo São João. Nesse ponto turístico as obras de arte estão reunidas em coleções preciosas de pintura brasileira e também internacional. Sendo que o destaque fica por conta da coleção do pintor paisagista holandês Frans Post.

O Castelo São João ou Castelo Brennand localizado em Recife, Pernambuco é composto por um extenso e impressionante acervo de armas brancas e armas de fogo. Esses objetos predominam nas salas e galerias do local que também possuem artes decorativas (mobiliário, brasões de família, armaduras, enfeites, quadros e esculturas) e tapeçarias colocadas na parede e no piso.

O castelo possui um grande acervo de obras de arte e armas e é ainda mais valorizado por ter sido construído próximo de lagos.

O museu pertence ao Instituto Ricardo Brennand, foi criado em 2002 e tem 1200 m2. Além do espaço de exposição com capacidade para receber duas mostras simultâneas, tem ainda biblioteca, auditórios e pinacoteca.

Pinacoteca do Instituto Ricardo Brennand

O auditório encontrado no Museu de Armas Castelo São João em Recife tem capacidade para 120 pessoas, é climatizado e conta com uma estrutura completa. O espaço possui: microfones, flipchart, retro-projetor, data-show, DVD, vídeo, equipamentos de som e telão.

Quem conhece o Castelo São João diz que ele é um dos pontos turísticos de Recife mais lindos e completos, pois, reúne bom gosto, cultura e história em um só lugar. O museu é lindo e impressionante, pois, leva os visitantes a uma viagem no tempo ao encontrarem obras de arte com mais de 500 anos.

O ponto turístico está aberto de terça a domingo das 13 horas até às 17 horas. As quartas pela manhã são reservadas para grupos de estudantes ou outras pessoas que agendam a visita.

O Castelo São João é localizado em uma grande área rodeada por Mata Atlântica preservada. Quem visita esse local se impressiona com a grandiosidade e beleza do local. Os visitantes ficam deslumbrados antes de entrar no museu com tanta beleza.

Turistas e estudantes podem agendar uma visita a esse museu ou simplesmente chegar ao local e adquirir os ingressos para entrar. Nesse lugar é importante dizer que também tem restaurante amplo para receber a todos.

Quem for visitar o museu agora em janeiro terá a sua disposição as seguintes exposições que estão em cartaz: “Frans Post e o Brasil Holandês”, “Oitocentos Brasileiro”, “Coleção Janete Costa e Acácio Gil Borsoi” e o “Julgamento de Fouquet”.

Ingressos Museu Castelo São João

Para entrar e conhecer todas as obras de arte e armas trazidas pelo colecionador Ricardo Brennand só é preciso comprar um ingresso por apenas R$ 32,00 a inteira e R$ 16,00 a meia. Sendo que na última terça-feira de cada mês, exceto nos meses de janeiro, julho e dezembro, a entrada é gratuita.

Portanto se quer conhecer um museu de história completa, não precisa sair do Brasil. Visite o Castelo de Brennand em Recife e se surpreenda com tanto beleza e história.

Para conhecer este patrimônio cultural, você  fazer uma visita pessoalmente ou um tour vistual no link abaixo:

Tour Virtual Castelo de Brennand

Instituto Ricardo Brennand
Alameda Antônio Brennand
São João – Várzea
CEP. 50.791-904
Recife-Pernambuco-Brasil