barragem rio dos touros

A Barragem Rio dos Touros é um dos maiores e mais importantes pontos turísticos do Bom Jesus, o município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Juntamente com a Cachoeira da Usina formam um dos mais incríveis conjuntos de todo o Nordeste brasileiro, onde a natureza e a mão humana se cumprimentam em grande harmonia.

Bom Jesus pode ser conhecida por ser uma cidade fria, mas a barragem Rio dos Touros faz valer a pena uma visita. O seu acesso não é nada complicado. Fica a apenas 6 quilómetros da cidade, numa estrada de chão bem confortável, apesar de alguns trechos ruins. A prefeitura está sempre atenta e a procurar remendar as partes piores sempre que possível.

Pode parecer uma atração pouco habitual. Afinal de contas, não são muitos os pontos do mundo em que uma antiga usina se torna numa atração turística. No entanto, esta não é uma atração apenas para quem gosta de ruínas. Antes pelo contrário. Esta é uma atração para todos aqueles que gostam de natureza, de trilhas ao ar livre, de respirar ar puro, de passar tempo com a família e amigos e que não passam sem uma paisagem maravilhosa.

É que a Barragem Rio dos Touros cria uma paisagem única e pouco habitual. É uma espécie de espelho de água, dividido em lâminas, que se prolongam sobre um lajeado de pedra, criando um cenário de rara beleza. Para quem gosta de natureza e de caminhadas, a trilha por cima da antiga tubulação permite atravessar toda a barragem até à Cachoeira da Usina.

É uma visita diferente a que oferece a Barragem Rio dos Touros e é recomendada a todos os que gostam da natureza e não só. Quem diria que a barragem, que era usada para gerar energia para todo o Bom Jesus, se tornaria na principal atração turística da cidade depois de desativada? E, no entanto, a sua beleza e posição geográfica privilegiada assim o fizeram, provando que, muitas vezes, o acaso é o mais belo dos acontecimentos.

Barragem Rio dos Touros: Quando Visitar

É recomendado que o passeio à barragem seja feito de manhã, deixando a Cachoeira da Usina para a tarde. Isso porque, devido à posição do sol, esta se torna mais apelativa após a hora do almoço. Além disso, também as fotografias saem melhor, uma vez que não terá o sol em contraluz. Assim, depois de seguir a trilha pela tubulação sobre as lâminas de água, chegará a duas quedas de água em sequência, entabuladas por campos e pedras verdejantes.

O seu nome, como é óbvio, deve-se ao fato de se encontrar perto das ruínas da antiga usina, que em tempos gerou a energia de todo o município do Bom Jesus. A trilha acompanhada o resto da tubulação, que abastecia a turbina, e faz com que a visita seja de todo inusitada. Afinal de contas, este é o encontro perfeito entre a mão humana e a natureza.

Encontra tanto na Barragem Rio dos Touros como na Cachoeira da Usina muitos visitantes, atraídos pela beleza única e pelo pôr-do-sol único que se avista da cachoeira. É ainda um passeio perfeito para observar a flora e a fauna autóctone do Nordeste brasileiro, para relaxar e para estar com toda a família. Leve uma cesta com comida e descanse, num piquenique único, que ficará certamente para a sua memória futura.

Para quem não é de perto, não hesite em ficar pelo menos uma noite em Bom Jesus. Existem algumas pousadas na cidade e outras unidades hoteleiras, nomeadamente o Recanto das Camélias, um dos locais com melhor combinação entre qualidade e preço. Além de ser confortável, tem ainda estacionamento e fica bem perto do centro. A diária inclui o café da manhã.

Uma vez que a usina já está desativada, não existe qualquer problema em visitar a cachoeira ou a Barragem Rio dos Touros. Além disso, a visitação é obviamente livre e gratuita para qualquer pessoa. No entanto, se preferir, pode optar também por uma excursão guiada, com um guia especializado. Existem várias agências de turismo que fazem tours por cânions e cascatas, que organizam trilhas nesta região do Nordeste.

Poupe em suas viagens com o Booking.com! Veja a diferença por si mesmo.