De 25 Janeiro a 27 Outubro de 2013, o Museu do Oriente em Lisboa, apresenta uma exposição de cerca de 100 cartazes de propaganda chinesa, produzidos entre 1959 e 1981. Os 100 cartazes fazem parte de um total de 200 que integram a Colecção Kwok On da Fundação Oriente, e mostra a sociedade da época, bem como a exaltação do presidente Mao, a prosperidade da economia, a luta contra o imperialismo, a felicidade do povo e o poder do exército.

O objetivo destes cartazes era o de mostrar ao povo o caminho a seguir, e anteviam o futuro radioso da China comunista com o super-herói Mao a conduzir o país à felicidade e à glória. Deixando à parte a história política dos cartazes, a beleza, a estética bem como as cores das imagens é realmente encantadora e nos prende a atenção em pormenores, só por isso já vale a visita!

Imagens Site Oficial Museu do Oriente ©
Imagens Site Oficial Museu do Oriente ©

A exposição,está organizada em nove núcleos, o primeiro dos quais integrando cartazes alusivos ao novo ano chinês e a heróis de contos e óperas clássicas populares. As minorias étnicas do interior da China, num apelo à fraternidade entre os povos também não foram esquecidas pela propaganda. Brinquedos e jogos que também tiveram o seu papel na propaganda política.

Imagens Site Oficial Museu do Oriente ©
Imagens Site Oficial Museu do Oriente ©

Site Oficial: – Museu do Oriente

Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte)
1350-352 Lisboa

Telefone: 213 585 200

Terça-feira a domingo: 10.00-18.00
Sexta-feira: 10.00-22.00 (entrada gratuita das 18.00 às 22.00)
Encerrado: Segunda-feira, 1 de Janeiro e 25 de Dezembro
O acesso às exposições só é permitido até 30 minutos antes do encerramento.

Poupe em suas viagens com o Booking.com! Veja a diferença por si mesmo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here