As barragens, construídas nos rios ou em grandes cursos de água, exigem um grande investimento, mas que se reproduz normalmente em grandes benefícios para a região. É o caso da barragem de Rio dos Cedros.

O fato de reterem grandes quantidades de água permitem passar a abastecer vastas zonas de água, tanto para fins agrícolas e industriais, como para fins residenciais, assim como permitem produzir energia elétrica, através do desenvolvimento de uma usina.

Foi o que aconteceu com a construção das duas barragens e respetivas usinas de Rio Bonito e do Pinhal, que trouxeram enormes vantagens para a cidade de Rio dos Cedros, no município brasileiro do estado de Santa Catarina.

Além dos benefícios gerados para a cidade, nomeadamente para o aumento da sua qualidade de vida e da sua economia, através da criação de novos postos de emprego, houve ainda um grande e inesperado impulso: o aumento do turismo na região e, consequentemente, de toda o fluxo financeiro.

Esse aumento do turismo, com milhares de novos visitantes a acorrerem ao município em busca dos novos espaços verdes criados pelas barragens, colocou Rio dos Cedros no mapa e criou um dos pontos de principal interesse de Santa Catarina.

Essa zona ficou conhecida pela Região dos Lagos, aquando da construção das barragens nos anos 50 e 60. Com a inundação de uma extensão de 32 milhões cúbicos de água no total, surgiram no seu leito várias ilhas e penínsulas verdes, que começaram a ser exploradas e descobertas pelos amantes da natureza ao longo dos anos.

Tudo isso levou a uma valorização turística da região, com a construção de novas unidades hoteleiras, campings, estruturas de apoio de lazer, desportos náuticos, entre outros. Tudo isso atrai milhares de visitantes de todas as nacionalidades e de todos os perfis: amantes da natureza, adeptos de desportos radicais, famílias numerosas ou simples turistas em busca de calma e sossego.

Barragem de Rio dos Cedros: o que fazer

De fato, é um lugar maravilhoso e de fácil acesso. Permite fazer picnics, relaxar à beira de água, observar o pôr-do-sol sobre o espelho de água, praticar desporto ou, pura e simplesmente, descansar. É uma ótima opção também para passar um dia em família ou com um grupo de amigos, por exemplo. E para os mais afoitos, existem várias atividades aquáticas disponíveis, nomeadamente passeios de lancha ou de jetski.

A construção da barragem de Rio Bonito remonta a 1964 e durou cerca de 5 anos, tendo empregado uma larga mão-de-obra de quase 200 operários. Na barragem opera a Usina Palmeiras, que gera energia elétrica para o município de rio Bonito.

Leia também: Barragem Rio Dos Touros: a Natureza No Seu Melhor

Por sua vez, a Barragem Pinhal foi construída em 1952, tendo ficado pronta 5 anos depois. Empregou um número de operários semelhante e também gera energia elétrica através da Usina Rio dos Cedros.

Pode-se dizer que a Barragem de Rio dos Cedros criou um turismo de natureza único, tanto no Brasil como em praticamente todo o mundo. A mão do homem, quase por acaso, criou uma paisagem única, intervindo na natureza de forma utilitária, mas com resultados excecionais, que se traduzem em mais-valias para toda a cidade e para o próprio estado de Santa Catarina.

A zona beneficia ainda da conjugação entre a posição geográfica privilegiada e o clima ameno do estado brasileiro. O clima ameno durante praticamente todo o ano permite que esta seja uma zona visitada durante todo o ano, por visitantes locais e não só.

As autoridades locais têm sabido explorar estas valências, contribuindo para a construção de estruturas e equipamentos que prestam apoio aos turistas e às atividades desenvolvidas no local.

As barragens de Rio dos Cedros têm assim criado memórias a várias famílias que passam pela cidade todos os anos, permitindo ainda momentos de rara beleza natural.

As longas paisagens verdejantes e os vastos leitos de água formam uma conjugação perfeita em tons verdes e azuis, que resultam em fotografias incríveis e selfies inesquecíveis, que encontramos regularmente nas redes sociais e um pouco por toda a internet.

Poupe em suas viagens com o Booking.com! Veja a diferença por si mesmo.