A mineradora canadense Lucara Diamond anunciou nesta quinta-feira a recuperação de um diamante bruto de 2.492 quilates em sua mina de Karowe, no Botsuana. A pedra, que mal cabe na palma da mão, se junta ao seleto grupo dos maiores diamantes já encontrados na história.

O Botsuana, já conhecido por suas ricas reservas de diamantes, consolida sua posição como um dos principais produtores mundiais com essa nova descoberta. A pedra, que superou o recorde anterior do país de 1.758 quilates, estabelece um novo marco para a nação africana.

CEO da Lucara, William Lamb, afirmou:

“Estamos em êxtase com a recuperação deste diamante extraordinário de 2.492 quilates”

A empresa ainda não divulgou uma estimativa de valor para a pedra, mas analistas do setor preveem que ela possa alcançar cifras astronômicas. A qualidade do diamante, que será revelada em uma apresentação à imprensa mais tarde hoje, também será um fator crucial na determinação de seu preço final.

A descoberta desse gigante das gemas gera expectativas não apenas no mercado de joias, mas também para a economia do Botsuana. Os diamantes são uma forte fonte de renda do país e os recursos gerados pela mineração são investidos em setores como educação, saúde e infraestrutura, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da nação.

Poupe em suas viagens com o Booking.com! Veja a diferença por si mesmo.