
A Torre da Universidade de Coimbra abre para visitas após reabilitação orçada em 333 mil euros financiada por antigos estudantes e pelo Banco Santander Totta. A torre foi edificada entre 1728 e 1733, em substituição de uma outra erigida em 1561. Foi desenhada pelo arquiteto italiano António Canevari, que se encontrava a trabalhar em Portugal ao serviço de D. João V, e constituiu a primeira das torres universitárias europeias.
Após um longe período de interdição, a torre será uma nova atração para os cerca de 200 mil turistas que anualmente visitam a universidade, mas apenas para aqueles que ousarem subir os 180 degraus para desfrutar de uma vista única sobre a cidade, do alto dos seus 34 metros.
Para assinalar a reabertura no próximo domingo 13/02/2011, decorrerá na Sala do Senado, uma cerimónia em que se abordará o contexto histórico do edifício, bem como a intervenção de restauro e conservação realizada em 2010.
Fonte e Imagem: Ionline
Embora não ser a minha Universidade, tenho que admitir que a Universidade de Coimbra é a grande Universidade de Portugal em relação à sua história e tradição!