
Por todo Portugal no dia 11 de Novembro de todos os anos realizam-se festas em homenagem a São Martinho. O santo é conhecido pela sua generosidade. Martinho era filho de um soldado do exército romano e, como era tradição, acabou por seguir a profissão do pai, tendo entrado para o exército com apenas 15 anos de idade.
Conta-nos a história que São Martinho, nascido na Hungria, num dia de muito frio e chuva, estando na França a serviço do Imperador, encontra em seu caminho um pobre homem que pedia esmolas debaixo de uma grande tempestade. São Martinho compadecido com a situação do pobre homem, terá cortado a sua capa de soldado ao meio e oferecido metade ao mendigo. Quando então, imediatamente, a chuva que cai torrencial, cessou. O céu ficou azul e um lindo sol surgiu.
São Martinho após este gesto de generosidade e vendo o céu abrir-se, decidiu abandonar a vida militar e dedicar-se a vida religiosa. O santo faleceu no ano de 397 d.C e desde então sua história vem sendo passada de geração em geração.

Por isso, no dia 11 de Novembro, diz o dito popular: Em dia de São Martinho, “lume, castanhas e vinho”. Muitas cidades portuguesas realizam a famosa festa de São Martinho, as que se destacam no calendário de festas e romarias de Portugal, são:
– Festa de S. Martinho (Padroeiro) em Penafiel
– Festa de São Martinho em Ponte de Lima
– Festa de São Martinho em S. Martinho do Porto (Alcobaça).
– Festa de São Martinho em Portimão (Algarve)
Em qualquer uma delas a diversão é garantida, podendo o turista deliciar-se com a gastronomia local, bem como exposições, feiras de artesanato, bailaricos, shows de animação e muito mais.