
Para quem estiver em Portugal a esta altura, há uma bélissima Exposição de Amuletos, Fetiches e Talismãs com objectos e documentos integrantes da Colecção Privada do professor Manuel J. Gandra, um dos maiores estudiosos do Esoterismo e Simbolismo em Portugal, e ainda alguns artefactos do Centro de Estudos Arqueológicos (CEA) da Câmara Municipal de Oeiras.
A Exposição é uma narrativa e viagem pela história dos objectos a que a cultura popular tem atribuído desde há séculos a capacidade de protecção contra os infortúnios, fixando ou repelindo o mal produzido por espíritos e entidades sobrenaturais conscientes e poderosas.
A Exposição estará patente ao público até 29 de Janeiro de 2011, de terça a sábado (excepto feriados) das 14h00 às 18h00.
No total, são cerca de 400 peças, incluindo as tradicionais Cabeça de Víbora, Mão de Toupeira, Ferradura, Figa, Mão de Fátima, Pedra de Raio e o Sagrado Coração de Jesus.
Manuel J. Gandra ressalta que: “Os amuletos (do latim, amuletum) podem ser rastreados em Portugal desde a pré-história, mas foram, todavia, os fenícios os responsáveis pela divulgação no ocidente de muitos dos que já haviam propagado antes no Mediterrâneo”.
A mostra é promovida pela Câmara Municipal de Oeiras e produzida pela revista Flor de Lótus.
Livraria-Galeria Municipal Verney / Colecção neves Sousa
R. Cândido dos Reis, nº90/90A
Oeiras
Tel: 21 440 83 29
Fonte: Flor de Lótus